Cuiabá - MT | Segunda-Feira, 17 de Maio de 2021

Seminário para jornalistas oferece aprendizado para pautas atuais sobre as contas públicas

Seminário para jornalistas oferece aprendizado para pautas atuais sobre as contas públicas

Seminário realizado em três encontros virtuais, por meio de palestras e debates, a respeito de contas públicas relacionados a saúde, obras públicas paralisadas e fiscalização de verbas parlamentares. Inscrições abertas para jornalistas, estudantes de jornalismo, e também para profissionais de comunicação do poder público. Gratuito e com certificação.

O Seminário voltado para jornalistas “Contas Públicas e Temas Sensíveis” é uma iniciativa da Campanha “Contas Públicas São da Nossa Conta”, idealizada pela Audicon – Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas, com o apoio e parceria da ANJ – Associação Nacional de Jornais,  e participação de diversas entidades envolvidas com o controle externo e o controle social. Surgiu como uma forma de aproximar o cidadão e o jornalista ao entendimento e acompanhamento do uso dos recursos públicos e sua respectiva fiscalização.

É um ciclo de palestras interativas que oferece palestras elucidativas com interlocução direta entre os membros do controle externo e os jornalistas, em um ambiente digital fechado e controlado, que gera conhecimento e compreensão sobre os processos da administração pública, dentro do ponto de vista da probidade ou da improbidade.

Os três encontros virtuais ocorrerão nos dias 31 de agosto, 8 de setembro e 14 setembro, com duração de 1h30m, compostos de 3 mini palestras com duração de 15 minutos e mais 40 minutos de interação.

O primeiro encontro, dia 31 de agosto, abordará o tema “Contas Públicas da Saúde Durante Covid-19”. Contará com a participação do   Ministro Substituto do TCU, Marcos Bemquerer Costa e o Presidente da ANJ, Marcelo Rech, com palestras da Procuradora do Ministério Público de Contas do Distrito Federal, Cláudia Fernanda, do Auditor de Controle Externo e Mestre em Direito, Ismar Viana e do Conselheiro Substituto do TCE-MT Luiz Henrique Lima.

Os dois encontros seguintes, dos dias 8 e 14 de setembro, terão os respectivos temas, “Obras Públicas Paralisadas” e “Fiscalização do Uso de Verbas e Cargos Parlamentares”.

Ressalta-se que as inscrições serão gratuitas, focadas em jornalistas da imprensa, de qualquer veículo de comunicação e em qualquer formato, além de estudantes de jornalismo, e também, profissionais de comunicação do Poder Público. (a participação nos 3 encontros habilita o participante à certificação digital de frequência).

INSCRIÇÕES 

Enviar nome completo, ocupação (citar meio de comunicação, ou veículo para o qual colabora no caso de freelancer, ou sendo estudante, citar a instituição de ensino), e e-mail para o WhatsApp 11 981750821.  Em 24hs o comprovante de inscrição será disponibilizado e todos os inscritos serão avisados da agenda e procedimentos relativos ao evento por este canal.