O curso tem por objetivo auxiliar profissionais que atuam no setor de monitoramento ambiental a produzir relatórios técnicos de vistoria, tendo como suporte imagens aéreas derivadas de drones. O público-alvo desta edição é formado por servidores públicos municipais, estaduais e federais que utilizam essa tecnologia em atividades de fiscalização e monitoramento ambiental e interessados no assunto em geral.
A capacitação será realizada de 3 a 17 de agosto de 2020, com carga horária de 40 horas, divididas entre atividades síncronas (encontros online) e atividades assíncronas (vídeos tutoriais e realização de rotinas de geoprocessamento e análise dos dados). Os participantes receberão certificado emitido pela Universidade Federal de Rondonópolis. Após as medidas de isolamento social decorrentes da pandemia da Covid-19, serão realizados módulos práticos presenciais.
Programa de extensão – O “Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no Sudeste de Mato Grosso: Capacitação Tecnológica e Regularização Ambiental de Áreas Públicas e Privadas (Prorad/Dronecoria)” é desenvolvido pela Universidade Federal de Rondonópolis com apoio do MPMT. Além de cursos de capacitação no uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) para agentes de fiscalização ambiental, órgãos de segurança pública e o público em geral, o projeto se propõe a realizar o levantamento detalhado da área de preservação permanente do Rio Itiquira.
Em 2019, o programa viabilizou a construção de um drone gigante em código aberto (open source) para dispersão aérea de sementes nativas (dronecoria), o primeiro dessa natureza na América do Sul.
Leia também:
Drone gigante será usado no reflorestamento de áreas degradadas
MPMT incentiva recuperação de áreas degradadas com o uso de drones
.