Cuiabá - MT | Sábado, 08 de Maio de 2021

Dilemário Alencar cobra testes rápidos da Covid-19 para a população

Dilemário Alencar cobra testes rápidos da Covid-19 para a população

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) apresentou indicação parlamentar ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) cobrando que a Prefeitura de Cuiabá adquira de forma urgente testes de diagnósticos da Covid-19 para realizar testagem em massa na população, com objetivo de achatar a curva do contágio do coronavírus em Cuiabá.

“A testagem em massa já era para estar sendo realizada em Cuiabá há muito tempo, pois a prefeitura recebeu recursos milionários do governo federal para esse tipo de procedimento. Esta é a segunda cobrança que estou fazendo ao prefeito. Em março encaminhei um ofício ao prefeito solicitando a compra dos testes, mas ele não levou em conta. Espero que agora ele se sensibilize diante do crescente contágio em nossa cidade”, disse o vereador Dilemário.

De acordo com o parlamentar a falta de testes rápidos para diagnostico da Covid é grave na saúde pública de Cuiabá, pois além de não existir para testagem em massa da população, não existem testes para pacientes que estão procurando as policlínicas e as UPA’s.

“Tenho recebido denúncias de pacientes que mesmo estando com o pedido de médicos que trabalham em policlínicas e UPA’s, para fazerem o teste de diagnóstico da Covid, os coordenadores das unidades de saúde têm se recusado a fazer o teste, com a justificativa de que a Secretaria de Saúde não tem disponibilizado testes para atender a população, orientando o paciente a procurar a inciativa privada, onde o valor do teste rápido, mais barato, custa R$ 220,00”, informou Dilemário.

Especialista tem alertado que a melhor forma de monitorar a situação do contágio do coronavírus é com a realização de testes em massa. inclusive a Organização Mundial da Saúde tem se pronunciado que essa é a única forma de achatar a curva da pandemia em uma cidade.

“O prefeito tem que ser mais humano e aplicar os recursos que tem recebido em ações concretas. Penso que ele deve seguir o exemplo de prefeitos de outras cidades que estão testando em massa a população, realizando de forma gratuita testes rápidos da Covid-19 através de drive-thru e em pontos estratégicos da cidade. Porto Velho e Niterói, são exemplos dessa iniciativa, onde o cidadão que é testado positivo já sai com a medicação e orientação de um médico para combater o coronavírus”, disse o vereador Dilemáro.