Cuiabá - MT | Domingo, 16 de Maio de 2021

Emanuel implanta toque de recolher em Cuiabá

Emanuel implanta toque de recolher em Cuiabá

Numa decisão inusitada, embora não seja médico, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), de Cuiabá, decidiu que o maior risco de contágio pelo novo coronavírus Covid-19 ocorre das 22h30 às 5 horas do dia seguinte. É o horário de vigência do toque de recolher, na Capital de Mato Grosso, a partir da zero hora deste sábado (13). As medidas constam no decreto 7956/2020 publicado nesta quarta-feira (10).

Detalhe: toque de recolher é implantado em Cuiabá e outras grandes cidades brasileiras por organizações criminosas, já conhecidas do público, como o Comando Vermelho ou o Primeiro Comando da Capital (PCC). Mesmo não havendo comprovação, existe a suspeita de que Emanuel e sua assessoria tenham se inspirado nas piores facções do crime para baixar o decreto  do toque de recolher.

E, ainda, existe um outro entendimento, amplamente debatido nos grupos sociais: pela decisão do prefeito de Cuiabá, tudo indica que ele crê que o Covid-19 só se transmite durante a noite ou na alta madrugada.

Em assim sendo, a circulação de populares na cidade estará restrita das 22h30 às 5 horas, excesso em caso de extrema necessidade. O toque de recolher foi anunciado durante transmissão ao vivo nas redes sociais do prefeito, na tarde desta quarta-feira (10).

E o anúncio foi feito em um momento no qual a Capital desponta como líder em número de mortes e contágios pela Covid-19 no estado de Mato Grosso.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revelam que Cuiabá registrou 1.332 casos de contágio e 38 mortes pela Covid-19 até a tarde da última terça-feira (9).

Os índices relativos à doença têm aumentado consideravelmente, em Cuiabá, nas últimas semanas, notadamente  após publicação de decreto de Emanuel Pinheiro que possibilitou sucessivas flexibilizações nas atividades comerciais da cidade, inclusive com abertura de lojas, shoppings, bares e restaurantes.

Mesmo diante do cenário no qual Cuiabá lidera em números casos no estado, a prefeitura anunciou nesta quarta-feira que manterá a abertura dos comércios e o funcionamento de diversas atividades.