Cuiabá - MT | Sábado, 23 de Outubro de 2021

Portaria restringe sepultamentos e suspende velórios de pacientes suspeitos de Covid-19

Portaria restringe sepultamentos e suspende velórios de pacientes suspeitos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Cuiabá regulamentou  os procedimentos nas unidades de saúde, hospitais públicos e privados sobre os cuidados após a morte de paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19. Entre as medidas estabelecidas pela regulamentação, ficam proibidos os velórios nos casos suspeitos ou confirmados da doença na capital. Além disso, durante os sepultamentos só deverão comparecer, no máximo, dez pessoas.

A Portaria assinada estabelece como deve ser realizado o trabalho dos profissionais que tiverem contato com o paciente, desde o uso do todos os equipamentos de proteção individual, até o preparo do corpo, descarte correto dos materiais após a finalização dos procedimentos e medidas de desinfecção.

A regulamentação proíbe a realização de velórios no caso de suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus.Nestes casos, o corpo deverá ser manuseado no local do óbito e autorizado seu transporte apenas direto ao cemitério ou crematório. Recomenda-se ainda que seja realizada a cremação.

Nos sepultamentos, a urna deve ser lacrada e a despedida ser feita no cemitério em ambiente aberto e ventilado, podendo ser na presença de no máximo dez pessoas, evitando aglomerações, sem contato com a urna mortuária.

Além disso, não é recomendado que pessoas integrantes do grupo de risco compareçam à cerimônia de sepultamento.