CUIABANO NEWS
Home Política Economia & Agro Cotidiano & Polícia Esportes Variedades Opinião & Artigos Vida & Estilo MT
Inserido em: 24/03/2020  17:50:02


Secretário de Saúde participa de reunião de alinhamento com o Governo e secretarias da Baixada Cuiabana



Coronavirus-exame-prevenção-vacina-sangue-Aids-Sífilis-DST-hepatite-doe.jpeg

 

.

Assessoria SMS

 

Clique para ampliar

O secretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, esteve reunido  com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo e a equipe do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE). Também participaram da reunião os secretários de Saúde dos municípios da Baixada Cuiabana e outras autoridades em saúde pública do estado.

A reunião teve como objetivo alinhar as condutas dos municípios para que todos estejam em sintonia no que diz respeito ao combate ao coronavírus. Uma das novidades é que, a partir desta quarta-feira (25), cada município ficará responsável em contabilizar o número de casos suspeitos e casos confirmados para o Estado, que publicará  na nota informativa divulgada diariamente. Figueiredo pediu aos secretários que haja uma prudência nas notificações, observando atentamente as definições de casos, uma vez que o Ministério da Saúde constantemente faz mudanças nessas definições.

Outra novidade é a habilitação de novos laboratórios para realizarem o exame de coronavírus (Covid19) em Mato Grosso. Com o decreto que autoriza esta habilitação, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (24), a previsão é que a capacidade laboratorial aumente ainda esta semana e a resposta das análises tenham maior celeridade, o que facilitará nas ações de combate à pandemia.

Pôssas revelou que o município começou a fazer o planejamento sobre o coronavírus desde o final de janeiro e que Pronto Socorro antigo está sendo preparado para receber exclusivamente pacientes graves com o Covid-19. “Estamos fazendo uma reforma rápida na unidade e deixaremos 40 leitos de UTI e mais 120 leitos clínicos prontos para os pacientes com coronavírus. Também estamos adquirindo 50 novos respiradores para atender a possível demanda que Cuiabá venha a ter. Além disso, deixaremos a UPA Verdão como unidade de saúde exclusiva para estes pacientes também, enquanto estivermos passando por esta pandemia. O HMC não receberá pacientes de coronavírus, pois ficará com as outras demandas de saúde”, explicou o secretário.

Para o secretário municipal, a reunião foi extremamente positiva pois foi a oportunidade que os municípios da Baixada Cuiabana tiveram para debater e alinhar as ações de enfrentamento ao vírus. “A partir da hora que o Governo do Estado toma conhecimento do que está sendo feito por Cuiabá e pelos outros municípios da Baixada, fica mais fácil priorizar as próximas etapas. Mato Grosso está preparado para enfrentar o coronavírus”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+A -A
scroll to top