Cuiabá - MT | Segunda-Feira, 17 de Maio de 2021

Políticas de apoio as pessoas com doença celíaca já é lei em Cuiabá

Políticas de apoio as pessoas com doença celíaca já é lei em Cuiabá

A importância da conscientização sobre a doença celíaca em crianças, adolescentes e adultos já entrou em debate na Câmara Municipal de Cuiabá, através do Projeto de Lei nº 6.230, de autoria do vereador Luís Claudio ( Progressistas) . A lei aprovada, instituída a Política de Apoio aos portadores de Doença Celíaca no Município de Cuiabá.

Para garantir a efetiva implantação do Programa de que trata esta Lei, fica assegurado o acesso gratuito à realização de exames específicos para diagnosticar a Doença Celíaca, mediante prescrição médica.

Outra parte do projeto aponta a obrigatoriedade na distribuição de cartilhas e folhetos explicativos que deverão ser disponibilizados nos postos de saúde, nas escolas, creches e nas instituições públicas de todo município de Cuiabá.

‘A lei tem por finalidade criar uma rede de proteção em especial as crianças celíacas, para que elas não sejam descriminadas e até mesmo excluídas dos meios sociais’, explica o autor.

O que é Doença celíaca ?

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Os principais sintomas da condição são dor abdominal e diarréia.

A doença celíaca é uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos. A doença causa atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água.