Cuiabá - MT | Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021

Corrida de Reis dá a largada neste domingo com 15 mil participantes

Corrida de Reis dá a largada neste domingo com 15 mil participantes

Já em sua 36ª edição, a Corrida de Reis 2020 dá a largada, neste domingo, a partir das 7 horas. Nada menos do que 15 mil atletas disputarão a vitória na prova que este ano terá como principal novidade, a mudança no percurso. A largada será na Ponte Nova, passando pela Orla do Porto, Miguel Sutil e chegada na Arena Pantanal. A Corrida de Reis é considerada a maior prova de rua da região Centro-oeste.

A largada do PcD (Pessoas com Deficiência) está programada para as 7 horas. Às 7h15 será a vez da elite feminina. Finalmente às 7h30, ocorrerá a largada da elite masculina, pelotão VIP e geral.

Mais uma vez, o favoritismo é dos africanos, tanto no masculino como no feminino. O experiente queniano Edwin Kipsang, que já levou a prova quatro vezes, está inscrito e pode fazer história e se isolar como maior vencedor da história. No naipe masculino, os africanos venceram nove das últimas 10 edições. Apenas em 2017, o brasileiro Giovani dos Santos chegou na primeira colocação. Entre as mulheres, já são 12 anos de vitórias africanas consecutivas. A última brasileira a conquistar a vitória foi Lucélia de Oliveira Peres em 2007.

Centro das atenções da torcida brasileira, um candidato a desbancar a hegemonia dos africanos é o mato-grossense Wendell Jerônimo, que foi o 12º na última Corrida de São Silvestre, o 2º melhor brasileiro. Desde 2015, ele sempre chega entre os 10 primeiros da Corrida de Reis, inclusive figurou em pódios. Os atuais vencedores não vão participar. O queniano Paul Kipkorir Kipkemoi e a etíope Mestawut Fikir Truneh não estão inscritos em 2020. A Corrida de Reis terá transmissão da TV Centro América.

Com percurso alterado, Corrida de Reis não terá mais largada na ponte Série Mota

PERCURSO

A corrida este ano terá largada próximo à Ponte Nova, em Várzea Grande, na avenida Miguel Sutil. De lá, os participantes seguirão pela avenida Manoel José de Arruda, Rua Treze de Junho, avenida Manoel José de Arruda, avenida Miguel Sutil, Trevo do Círculo Militar, retorno na avenida Miguel Sutil, Trincheira do Verdão, avenida Agrícola Paes de Barros, avenida Ranulpho Paes de Barros, com chegada no entorno da Arena Pantanal, perfazendo o percurso exato de 10 quilômetros, homologado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e FAMT (Federação de Atletismo de Mato Grosso).

TRÂNSITO FECHADO

Os bloqueis de ruas e avenidas no percurso da 36ª Corrida de Reis começaram a ser feitos neste sábado (11), a partir das 14h, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). A primeira interdição foi na Avenida Miguel Sutil, próximo à Ponte Nova, ponto de partida da prova. Dentre as principais vias comprometidas pelos fechamentos em Cuiabá estão a Miguel Sutil, a Mário Andreza, Beira Rio, Agrícola Paes de Barros e Avenida das Flores. A previsão é de que o tráfego seja totalmente liberado por estas regiões no início da tarde de domingo.

Neste domingo, a partir de 6h, todos os agentes estarão a postos em pontos estratégicos para efetivar o trancamento das vias, seja com viaturas, cones ou barreiras. A ação é realizada em parceria com a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal de Várzea Grande. Os usuários do transporte coletivo também devem atentar às mudanças no itinerário de ônibus que passam por estas localidades. Para a realização da corrida serão afetadas as linhas 101, 103, 106, 115 e 609.

Por essa razão, dentro dos bairros Coophamil e Cidade Verde haverá um ônibus circular pra levar os passageiros até à Avenida Miguel Sutil. Ao atravessarem a via, eles poderão pegar a linha 103 e 101 na Avenida Jornalista Alves de Oliveira e a 106 na Rua Barão de Melgaço.