Cuiabá - MT | Domingo, 19 de Setembro de 2021

Seplag suspende distribuição de copos descartáveis e incentiva adoção de canecas reutilizáveis

Seplag suspende distribuição de copos descartáveis e incentiva adoção de canecas reutilizáveis

A partir de janeiro de 2020, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) suspenderá a distribuição de copos descartáveis em seus setores, com exceção daqueles que realizam atendimento ao público externo.

A decisão tomada pela Superintendência Administrativa, da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica (SAAS), tem como objetivo gerar economia aos cofres públicos, além de preservar o meio ambiente. Para substituir os copos descartáveis, o setor estimula os servidores a levarem para o trabalho canecas reutilizáveis.

De acordo com a superintendente Administrativa da SAAS, Karina Vicenzi, a decisão se baseou em estudos que comprovam os danos que os copos descartáveis podem causar a médio e longo prazo ao meio ambiente.

“Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de um copo plástico está entre 250 a 400 anos. Assim, muitas gerações passarão e o copo ainda existirá e, provavelmente, fará parte das oito milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos por ano”, comentou Vicenzi.

O incentivo à utilização de copos pessoais será massificado via e-mail e grupos de comunicação interna.

“Embora tenha um custo que pode ser considerado baixo, a alta demanda faz com que se gaste muito com copos plásticos e tal prática é contrária tanto às políticas de sustentabilidade, quanto às medidas de contenção e redução de gastos aplicadas no Executivo de Mato Grosso”, completou.