Cuiabá - MT | Quarta-Feira, 04 de Agosto de 2021

Quase sem emoção, Brasileirão tem campeões antecipados há oito edições

Quase sem emoção, Brasileirão tem campeões antecipados há oito edições

O Campeonato Brasileiro 2019 já tem um campeão. Com quatro rodadas de antecedência para o término do torneio, o Flamengo conquistou o troféu sem precisar entrar em campo. Ainda que seja o melhor elenco do Brasil, os pontos corridos contribuíram para o título da equipe de Jorge Jesus, uma vez que embates diretos, os tradicionais “mata-matas” não ocorreram.

O Brasileirão já aderiu a diversos formatos de disputa ao longo dos anos, como os jogos de mata-mata e os pontos corridos. Este último formato, especificamente, têm, cada vez mais, tirado parte da emoção que, antes, era garantida até o último momento.

O último campeão brasileiro até então, o Palmeiras, esteve boa parte da reta final do campeonato de 2018 com o título encaminhado – ainda que a confirmação matemática só tenha acontecido na penúltima rodada. Foram oito pontos de vantagem sobre o vice, Flamengo, num cenário que tornou-se comum nos últimos anos.

Em 2015, os números foram mais além com a histórica campanha do Corinthians ao conquistar o torneio com 12 pontos de diferença comparado com o Atlético-MG, que terminou em segundo na tabela. Dois anos depois, sob o comando de Fábio Carille, foi a vez de mais um título vencido com autoridade pelo alvinegro paulistano.

Os números da atual campanha do Flamengo vão além: Com 34 rodadas jogadas, a distância para o segundo colocado, o Santos, é de 13 pontos.

Flamengo Campeão 2009
Em 2009, o campeão Flamengo teve de esperar até o último minuto para soltar o grito (Foto: Getty Images)

Ainda assim, desde o início do formato usado nos dias atuais, em 2003, apenas em seis ocasiões o título foi decidido na última rodada. Nas temporadas restantes a taça foi entregue ao vencedor de maneira antecipada.

Brasileirão: as disputas mais acirradas dos pontos corridos

ANO CAMPEÃO PONTOS VICE-CAMPEÃO PONTOS
2004 Santos 89 Athletico 86
2005 Corinthians 81 Internacional 78
2008 São Paulo 75 Grêmio 72
2009 Flamengo 67 Internacional 65
2010 Fluminense 71 Cruzeiro 69
2011 Corinthians 71 Vasco 69

Desde 2011, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras e Flamengo não deram chances aos oponentes e pouco sofreram risco nas rodadas finais. Com poucos dias para o término da temporada 2019, resta aguardar o Campeonato Brasileiro 2020 tendo a breve certeza de um campeão antecipado, ou torcer para um final que é raro na competição: o título no último jogo. (Goal.com)