Cuiabá - MT | Quarta-Feira, 28 de Julho de 2021

Eleições nos bairros foram um sucesso e participação dos moradores superou às expectativas

Eleições nos bairros foram um sucesso e participação dos moradores superou às expectativas

Com três ocorrências por divergências em documentação e outra por problemas no cadastro de eleitores, o que é considerado normal em disputas acirradas, as eleições convocadas e organizadas pela União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), entidade que integra 210 comunidades da Capital, foram um sucesso, com maciça participação popular. Nos 90 locais de votação, o clima de harmonia e festa foi marcante.

Apenas nas comunidades do Jardim Vitória, Grande Terceiro e CPA-III, houve muita discussão entre fiscais e candidatos.
Contudo, o   presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, considerou que esses fatos isolados não comprometeram o pleito. Esses casos serão avaliados pela comissão eleitoral nesta semana próxima.
As quatro confusões e reclamações, nestes locais, vêm de falhas dos próprios candidatos, pois eles são os responsáveis pela lista dos moradores aptos a votar e muitos deixam de acrescentar um ou outro morador, que ficam impedidos do voto.

Pelo regimento do processo eleitoral de 2019, aprovado por unanimidade, apenas os listados podem ter acesso às cabines de votação.

A  Ucamb não é responsável pela confecção da lista de votantes, nos bairros. Por isso mesmo, a entidade avalia que estes casos isolados não comprometem em nada a lisura do pleito.

A Ucamb também vê como “normal e democrático” o fato de uma ou outra chapa não se conformar com o andamento do pleito. “É um direito que lhes cabe, embora alguns passem dos limites da apelação”, diz Édio.
Nos outros 90 locais e bairros, as eleições foram acirradas, com muitos eleitores, muita disputa, mas tudo transcorreu na normalidade. Essas eleições foram válidas para as regiões Norte e Leste.

No próximo domingo (30), acontecem as eleições da região Oeste de Cuiabá. Os eleitos são empossados imediatamente após o resultado, após contagem onde trabalham mesários, delegados e fiscais, com a presença dos candidatos.