Cuiabá - MT | Terca-Feira, 03 de Agosto de 2021

Psicologia dos conflitos religiosos é tema de Seminário Internacional

Psicologia dos conflitos religiosos é tema de Seminário Internacional

São muitos os conflitos gerados na contemporaneidade e, o religioso, atravessa continentes e pode afetar a vida social, política e econômica. Para analisar essa problemática sob a ótica da psicologia, o professor Tomas Lindgren, doutor em Psicologia da Religião pela Universidade de Uppsala, na Suécia, estará em Cuiabá para a 12ª edição do Seminário Internacional de Psicologia e Senso Religioso, que acontece em novembro, entre os dias 11 e 14.

 

Em sua palestra, Lindgren falará sobre o tema “A psicologia dos conflitos religiosos”, no segundo dia do evento (13/11), às 9h. Ele é professor do Departamento de Estudos Históricos, Filosóficos e Religiosos da Umea University, na Suécia.

 

“Nesta palestra, argumento que a distinção entre conflitos religiosos e não religiosos é altamente problemática e um tanto enganadora em suas suposições. A maioria da literatura sobre conflitos religiosos violentos não fornece critérios convincentes para separar conflitos religiosos dos não religiosos”, reforça o PhD.

Os interesses de pesquisa e ensino de Lindgren incluem, entre outros, aspectos sociais e psicológicos de conflitos religiosos, processo de radicalização, psicologia da não-violência, psicologia cultural da religião.

Além disso, o PhD é autor de três livros, inúmeros ensaios e artigos publicados em periódicos como o International Journal for the Psychology of Religion, Archive for the Psychology of Religion, Temenos e Research in the Social Scientific Study of Religion.

O evento

Organizado pelos membros do GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), desta vez o encontro é promovido pela Católica de Mato Grosso (FACC-MT) sob a coordenação do prof. Dr. Rosimar José de Lima Dias. A temática é “Sofrimento psíquico e sentido da vida”.

 

A programação abrange cerca de 40 profissionais, a maioria PhDs, com destaque aos convidados estrangeiros: o PhD, prof. Tomas Lindgren, da Umeá University, da Suécia profª. Martha Elena Giuliano de Iglesia (Pontificia Universidad Católica Argentina – UCA); prof. Dr. Kevin Ladd (Indiana University South Bend – EUA) e prof. Dr. Miguel Farias (Conventry University, Reino Unido).

 

Serviço:

 

O que: XII Seminário Internacional de Psicologia & Senso Religioso.

Quando: 11 a 14 de novembro de 2019.

Onde: Centro de Eventos do Pantanal – Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n, Jardim Santa Marta, Cuiabá-MT

Inscrições e Informações: https://bit.ly/2WXVM2f

Vagas limitadas.