Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

PSB de Mato Grosso debate autorreforma partidária com presidente nacional

PSB de Mato Grosso debate autorreforma partidária com presidente nacional

O presidente Nacional do PSB, Carlos Siquera, estará em Mato Grosso nos dias 25 e 26 deste mês para debater o processo de autorreforma partidária. Na sexta-feira, dia 25, o evento acontece na Câmara Municipal de Cáceres, às 19 horas, e prevê a participação de prefeitos, vereadores, empresários e lideranças de cerca de 20 municípios da região Oeste. Já no sábado, dia 26, o evento deve reunir mais de 700 pessoas de aproximadamente 50 municípios, na Associação Matogrossense de Magistrados (AMAM), em Cuiabá, a partir das 8 horas da manhã.

Para o deputado estadual Max Russi, presidente da Executiva do PSB em Mato Grosso, é importante a presença e participação de todos os militantes nesses eventos, a fim de contribuir para a construção de um documento-base da autorreforma, cuja proposta será amplamente discutida em conferência nacional no próximo mês.

“Estivemos em reunião em Brasília, no último dia 14, onde o presidente Carlos Siqueira apontou a necessidade do envolvimento de todos os diretórios estaduais e, por isso, e em razão do curto prazo de tempo, precisamos que Mato Grosso saia na frente com essa contribuição e na elaboração das nossas propostas”, destacou o socialista.

O parlamentar destacou também que o principal ponto da autorreforma é a atualização do manifesto e do programa partidário, porém frisou que “essa atualização não muda os princípios do Partido Socialista Brasileiro, que estarão sempre vigentes” e acrescentou que “a modernização vem ao encontro do atual momento que o país vive e precisamos impor um pensamento mais moderno acerca dessa realidade”.

Além do debate sobre a autorreforma, a programação dos eventos conta com atos de filiação e discussão de estratégias para as eleições municipais de 2020.

Tripé da autorreforma

O processo de autorreforma reúne três principais colunas. A primeira e a principal delas é a atualização do manifesto e do programa partidário, datados da fundação em 1947. As outras duas colunas são a atualização da política internacional e a estruturação da comunicação digital em rede. 

Processo da  Autorreforma

O processo da autorreforma, terá início com uma conferência nacional nos dias 28, 29 de 30 de novembro, no Rio de Janeiro, com a participação de integrantes do Diretório Nacional, do Conselho Curador da Fundação João Mangabeira, de senadores e deputados e representantes dos seis segmentos sociais do partido (Mulheres, LGBT, NSB, Juventude, Sindical e Popular), além dos presidentes dos diretórios estaduais.

Após essa primeira conferência, a discussão será encaminhada aos diretórios municipais e estaduais. Por fim, o processo será concluído na Convenção Nacional do partido, em março de 2021.