Cuiabá - MT | Domingo, 13 de Junho de 2021

Estadual 2020 terá 10 clubes e abertura dia 21 de janeiro; veja fórmula e 1ª rodada

Estadual 2020 terá 10 clubes e abertura dia 21 de janeiro; veja fórmula e 1ª rodada

reunião de conselho arbitral definiu os detalhes para o Campeonato Estadual 2019. Foto: Maronilson Bezerra

Na reunião de conselho arbitral, realizada na tarde desta terça-feira (22), com portas fechadas à imprensa, representantes da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) e clubes definiram os detalhes para a realização do Campeonato Estadual da primeira divisão, edição 2020. Os 10 clubes convocados, incluindo Nova Mutum e Poconé, que subiram da segunda divisão, confirmaram presença na disputa que terá início no dia 22 de janeiro. A fórmula de disputa foi mantida, com turno único e ‘mata-mata’ a partir das quartas de final.

Estão confirmados na competição do próximo ano, as equipes do Araguaia, Cuiabá, Dom Bosco, Luverdense, Mixto, Operário Várzea-grandense, Sinop e União, além de Nova Mutum e Poconé. Conforme o sistema de disputa, as 10 equipes jogam entre si em apenas um turno, somente com jogos de ida, se classificando as oito melhores para as quartas de final. Em sistema de ‘mata-mata’, a segunda fase aponta os classificados para as semifinais e daí os dois que farão a decisão. O clube de melhor campanha, fará a finalíssima em casa.

Primeira rodada definida

Foi definida, na reunião, a tabela com os cinco jogos da primeira rodada. Serão quatro partidas no dia 21 de janeiro, (uma terça-feira): Sinop x Araguaia, União x Mixto, Luverdense x Dom Bosco e Operário x Poconé. A rodada de abertura será complementada no dia seguinte (22), com o confronto envolvendo o Cuiabá, atual campeão da primeira divisão e o estreante Nova Mutum, campeão da segunda divisão, na Arena Pantanal.

Pelo regulamento, que foi mantido, as duas piores equipes na classificação do turno único estarão automaticamente rebaixadas e disputam a segunda divisão em 2021. O campeão e vice do Mato-grossense de 2020 garantem vaga na Copa do Brasil e Série D, em 2021.

Desta vez, haverá uma disputa extra após a semifinal. As duas equipes eliminadas no ‘mata-mata’, se encontram para disputar os troféus de terceiro e quarto lugares, em jogo único, na casa do time que realizar a melhor campanha, o que não acontecia nos anos anteriores.

Rodada de abertura do Estadual 2020 terá o reencontro entre União e Mixto

Patrocínio para os clubes

A principal novidade na reunião foi o anúncio, pela federação, de que os clubes terão patrocínio (Móveis Martinello) para bancar as despesas com transporte, alimentação e hospedagem durante toda a competição. Até as taxas de arbitragem serão custeadas pelos patrocinadores e não mais deduzidas da renda que ficará integral para os clubes mandantes. Os representantes da federação ainda informaram que estão próximos de fechar com mais um ou dois patrocinadores para auxiliar os clubes.

Mudança na regra do BID

Outra novidade para a temporada 2020 trata da inscrição de atletas. Desta vez, os jogadores inscritos deverão respeitar um prazo de 24 após após a divulgação do nome no BID (Boletim Informativo Diário) para poder entrar em campo de forma legal. Essa foi uma orientação que partiu da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para os conselhos arbitrais de todo o país.

O encontro transcorreu em ambiente harmônico e todos os representantes de clubes assinaram o novo regulamento, sem contestações.

Confira os jogos da 1ª rodada

Sinop x Araguaia – Terça-feira (21), às 20h10 / Estádio Zeca Costa
União x Mixto – Terça-feira (21), às 20h10 / Estádio Luthero Lopes
Luverdense x Dom Bosco – Terça-feira (21), às 20h10 / Estádio Passo das Emas
Operário x Poconé – Terça-feira (21), às 20h10 / Estádio Dito Souza
Cuiabá x Nova Mutum ¬– Quarta-feira (22), às 20h30 / Arena Pantanal