Cuiabá - MT | Quarta-Feira, 28 de Julho de 2021

Mutirão do Pai Presente atende comunidade do Despraiado neste sábado

Mutirão do Pai Presente atende comunidade do Despraiado neste sábado

O Poder Judiciário de Mato Grosso oferece neste sábado (19 de outubro), das 13 horas até às 17 horas, mais uma edição do Pai Presente. Dessa vez, o projeto será realizado no Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (Icec), no Bairro Despraiado. O Objetivo da ação é estimular o reconhecimento voluntário de paternidade e reduzir o número de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento.

“A ausência do nome do pai no documento pode trazer muitas dores psicológicas a crianças e adolescentes. E com o projeto podemos contribuir na reconstrução desse laço familiar, diminuir o sofrimento de alguém e salvar vidas”, frisa o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

Dessa forma, os interessados devem levar documentos de identificação e certidão de nascimento do filho. Lembrando que os reconhecimentos espontâneos terão a confecção dos respectivos documentos oficiais na hora. O projeto também atende pais que querem fazer o reconhecimento, mas exigem o exame de DNA. Nesse caso, o exame será feito na hora, sendo que o resultado sai em 30 dias, para, só então, dar os encaminhamentos legais do reconhecimento.

Além dos juízes convocados pela Corregedoria-Geral da Justiça, de servidores do Fórum da Capital, da equipe da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), dos Cartórios de Registro Civil, o Pai Presente contará com a participação de mais de 60 estudantes e 33 professores da instituição de ensino superior.

Os acadêmicos de Direito foram capacitados para as atividades de conciliação, durante as audiências. E os de Serviço Social estão atuando na abordagem dos supostos pais, e alunos de Enfermagem vão trabalhar na coleta de sangue para o exame de DNA. A atuação dos estudantes será supervisionada pelos professores.

Localização – O Pai Presente será no Bloco B, do Icec, localizado na Rua Osvaldo da Silva Corrêa, 621, Despraiado.

CONTATO: imprensa@tjmt.jus.br (65) 3617-3394/3393