Cuiabá - MT | Quarta-Feira, 28 de Julho de 2021

Protagonize de outubro terá palestras sobre orçamento público e campanha eleitoral

Protagonize de outubro terá palestras sobre orçamento público e campanha eleitoral

Os mais de 100 pré-candidatos a vereador selecionados pelo Protagonize lotarão novamente o auditório da Fecomércio neste sábado (19), para a 3º etapa do curso gratuito que se propõe qualifica-los para concorrer às eleições de 2020 e, se eleitos, para fazer um bom mandato.

Nesta edição, os palestrantes que dividirão experiências bem sucedidas de campanha e como se elegeram serão Goura Nataraj, deputado estadual no Paraná; Sabrina Garcêz, vereadora de Goiânia; e Felipe Wellaton, vereador de Cuiabá, e o organizador do programa Protagonize.

A palestra do vereador Marcelo Bussiki (PSB) será sobre orçamento público e as Leis – PPA, LDO e LOA – que decidem como e onde serão gastos nossos impostos. Vereador de 1º mandato, Bussiki é auditor público concursado do TCE-MT, foi Controlador-Geral de Cuiabá e é o presidente da Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária na Câmara.

No 2º encontro, que ocorreu em setembro, palestraram Antero Paes de Barros Neto, que já foi vereador, deputado federal constituinte e senador; Pedrão, o vereador mais votado da história de Florianópolis; Loreny, a vereadora mais jovem eleita em Taubaté-SP; e os especialistas em marketing político digital Luiz Araújo, Humberto Frederico e Fellipe Correa.

“Temos que aplaudir esse tipo de coisa e incentivar cada dia mais, para que entrem pessoas na política não só motivadas – motivadas e sabendo o que elas vão fazer, e como elas vão chegar lá”, disse o deputado estadual Ulysses Moraes, que prestigiou as palestras do 2º encontro.

“Você está lidando com dinheiro público, você está lidando com as coisas do povo, você é um servidor público”, pontuou o vice prefeito Niuan Ribeiro, também presente, que arrematou: “a gente tem que ter a exata noção, a exata medida, do que é essa responsabilidade.”

Para o presidente estadual do Cidadania, Marco Marrafon, “o Protagonize é um grande motor de desenvolvimento da cidadania. É o acelerador que vai fazer com que as pessoas possam cada vez mais saber sobre seus direitos, seus deveres, e como chegar lá.”

Para o presidente estadual do Democracia Cristã, Aécio Rodrigues, o propósito do programa é claro: “O Protagonize busca capacitar essas pessoas.” Marco Marrafon, presidente estadual do Cidadania, foi além: “o Protagonize é um grande motor de desenvolvimento da cidadania.”

“A educação política é necessária para que tenhamos melhores mandatários”, disse Antero, que foi palestrante no encontro de setembro. “Tive experiência de vereador, de federal e de senador, e sem dúvida nenhuma, a campanha mais difícil é a de vereador”, completou.

O conteúdo programático do curso prevê encontros até dezembro de 2019, com palestras de vereadores e deputados do Amazonas, São Paulo, Santa Catarina, Paraíba, Goiás, Mato Grosso e DF, além de especialistas em planejamento, comunicação, direito e orçamento público.