Cuiabá - MT | Sábado, 12 de Junho de 2021

Várzea Grande conquista vice-campeonato da Copa Nacional de Bandas e Fanfarras

Várzea Grande conquista vice-campeonato da Copa Nacional de Bandas e Fanfarras

A Banda de Percussão da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Lúcia Leite Rodrigues, do bairro Novo Mato Grosso, conquistou o segundo lugar nas competições da 5ª Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras. O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de outubro, no Ginásio Complexo Esportivo Dom Aquino, em Cuiabá.

Para a competição, foram convidados especialmente para o evento, jurados especializados em bandas e fanfarras dos estados de São Paulo e Goiás, além da participação do maestro e capitão Roger, diretor geral da Banda do Exército do Estado de Mato Grosso, responsável pelo quesito regência.

Além da regência, os grupos foram avaliados nos quesitos: corpo musical, corpo coreográfico, capitão, pelotão cívico, balizas e balizadores.

Além da banda da escola de Várzea Grande, grupos musicais dos municípios de Alto Taquari, Alta Floresta, Sinop e Tapurah participaram desta edição. Os vencedores das competições irão representar Mato Grosso na final nacional da competição, na cidade de Guará – SP, nos dias 7 e 8 de dezembro, quando estarão participando as melhores bandas e fanfarras de cada estado.

“A Copa Nacional de Bandas e Fanfarras está em sua quinta edição e busca fomentar e estimular a criação de novas corporações musicais, promover o intercâmbio entre os integrantes, incentivar o aprimoramento de métodos e técnicas musicais, bem como contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico, o espírito de corporação e a autodisciplina. Exercícios e valores necessários à formação integral do cidadão”, revelou Eldo Fernando Cardoso, coordenador de interiorização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, as escolas da rede municipal de Várzea Grande têm promovido diversas ações no contra turno escolar através do Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA. O Programa ETA atende atualmente 17 unidades escolares, contemplando atividades de reforço escolar, letramento, teatro, dança, música, esportes e diversas oficinas como horta, artesanato e informática. “A escola se torna cada dia mais atrativa para o aluno que quer permanecer mais tempo, realizando as mais variadas atividades, ampliando seu conhecimento em diversas áreas, fomentando a inclusão e sociabilidade entre estudantes. As experiências exitosas e os resultados positivos estão sendo mostrados através da melhoria do índice de aprendizagem e premiações em diversas competições pelo Estado”, declarou.

A Banda Municipal de Várzea Grande, comandada pelo maestro Ueliton dos Santos, foi convidada pela comissão organizadora e participou da solenidade de abertura da Copa com uma apresentação especial.