Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

Sessão plenária do Crea Mato Grosso aprecia 37 processos de autos de infração

Sessão plenária do Crea Mato Grosso aprecia 37 processos de autos de infração

Conduzida pelo presidente João Pedro Valente, a reunião plenária  do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-M),  em outubro, no plenário Engenheiro Civil Rubens Paes de Barros, foi marcada pela apreciação de 37 processos de autos de infração. Sendo quatro da Comissão Orçamentária e Tomada de Contas e um de ética profissional. Durante a sessão plenária, foi apresentada a proposta Orçamentária de 2020 pela Superintendência Executiva Administrativa (SEA).

O Programa Crea Mulher lançado durante a 76° Semana Oficial da Engenharia em Palmas em Tocantins de 16 e 19 de setembro e a Reunião Técnica de Fiscalização-Etapa Centro –Oeste (RTFISC), foi realizada nos dias 07 e 08 de outubro no Crea Mato Grosso foram assuntos debatidos pela mesa composta pelo presidente, Eng° agrônomo João Pedro Valente, a  Eng° civil 1° vice presidente , Marciane Prevedello Curvo, diretor administrativo, Eng° agrônomo  Marcelo Cesar Capellotto França, vice-diretor Administrativo, geólogo Sinvaldo Gomes de Moraes e o diretor Financeiro, Eng° sanitarista Victor Juliano Barroso dos Santos.

Na ocasião foi votado pelo pleno a participação de um presidente de entidade de classe do Crea-MT no evento EPEC, que será escolhido pelos coordenadores das cinco Câmaras Especializadas do Conselho. O Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), este ano será de  04 a 06 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Também foi discutido pelo pleno  a participação do Crea-MT, na Semana de Conciliação promovida pela Justiça Federal do Estado de Mato Grosso entre os dias 24 e 25 de setembro de 2019, sob a organização da CEJUC-Central de Conciliação.

Nesta edição do evento serão debatidos temas de interesse das classes representadas. Uma vez que a intenção do encontro é o aprimoramento profissional e o reconhecimento de quem se destacou este ano. Na oportunidade será realizado o Fórum de Inspetores, com representantes de várias modalidades de profissionais, além do Prêmio Crea de Qualidade ( PCQ) .

SESSÕES PLENÁRIAS 

O Plenário é o órgão de segundo instância deliberativo do sistema Confea/Crea, constituído pelo presidente e por conselheiros regionais. Os conselheiros são representantes das associações de classe, instituições de ensino e sindicatos das categorias registradas no Conselho, tendo cada um deles seu respectivo suplente, ambos com mandato de três anos.

Compete ao Plenário do Crea-MT, entre outras atribuições, regulamentar questões de integração com o Estado e a sociedade, de habilitação e fiscalização profissional, de controle econômico-financeiro. Decidir em segunda instância sobre processos de infração à legislação e ao Código de Ética Profissional, entre outras competências fixadas pelo Regimento Interno.

Atualmente, o Crea-MT tem 42 conselheiros efetivos, com igual número de suplentes. As sessões plenárias ordinárias são realizadas mensalmente. É necessária a presença de 50% mais um, para que as reuniões sejam realizadas. O Pleno do Crea-MT tem ainda sua composição renovada em 1/3 anualmente.