Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

Juscimeira conquista 1º lugar na etapa Estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

Juscimeira conquista 1º lugar na etapa Estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

Entre os municípios com até 20 mil habitantes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe da Saúde Bucal de todas as unidades, conquistou a primeira colocação da etapa estadual do Prêmio Nacional CFO 2019. A avaliação foi feita por uma comissão do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT). No total, 18 municípios mato-grossenses participaram.

Assim como em 2018, agora os primeiros colocados em cada grupo populacional na fase estadual seguem para a fase nacional, onde concorreram ao prêmio CFO.

“A Comissão do CRO-MT parabeniza todos os municípios participantes que se dedicaram na elaboração dos documentos e demonstraram o entendimento da importância das políticas de saúde bucal na qualidade de vida da população”, afirmou o secretário do CRO-MT, José de Figueiredo.

PARTICIPAÇÃO

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso também destaca como ponto positivo no prêmio deste ano o aumento no número de inscritos.

Conforme a Comissão de Avaliação, houve um crescimento de 125%, passando de 8 para 18 municípios inscritos. “Isso se deve, também, a uma gestão cada vez mais focada em mostrar a importância da Saúde Bucal e de como prêmios dessa magnitude ampliam o reconhecimento da nossa classe. Estamos muito contentes com esta primeira fase da premiação”, disse o presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini.

O PRÊMIO

O prêmio reconhece e valoriza municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal no último ano.

A primeira colocação das categorias na etapa nacional receberá uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico. Os municípios classificados do segundo ao quinto lugar receberão placas alusivas e os demais inscritos receberão certificado de participação.

Neste ano, nove categorias concorrem ao Prêmio: (I) municípios com até 20.000 habitantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, contabilizando cinco grupos; (II) municípios entre 20.001 e 50.000 habitantes; (III) municípios entre 50.001 e 100.000 habitantes; (IV) municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes e (V) os municípios com mais de 500.000 habitantes – que inclui o Distrito Federal.

Confira o resultado da Fase Estadual por grupo populacional:

Até 20 mil habitantes:

1º Juscimeira

2º Alto Boa Vista

3º Dom Aquino

4º Nova Ubiratã

5º Alto Garças

6º Santa Rita do Trivelato

7º Nortelândia

8º Novo Santo Antônio

Entre 20.001 e 50 mil habitantes:

1º Alta Floresta

2º Lucas do Rio Verde

3º Água Boa

4º Vila Rica

Entre 50.001 e 100 mil habitantes:

1º Sorriso

2º Primavera do Leste

Entre 100.001 e 500 mil habitantes:

1º Sinop

2º Rondonópolis

3º Várzea Grande

*Rondonópolis e Várzea Grande obtiveram a mesma pontuação, mas no critério de desempate (conforme Resolução CFO-205/2019), Rondonópolis atingiu uma maior pontuação.

Acima de 500 mil habitantes:

1º Cuiabá

Fonte: CFO