Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

Iniciativa da Assembleia Legislativa institui Farmácia Solidária Integrada em Mato Grosso

Iniciativa da Assembleia Legislativa institui Farmácia Solidária Integrada em Mato Grosso

Unimed Cuiabá disponibiliza serviço que envia lembrete de reposição de medicamentos de uso contínuo

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovaram o Projeto de Lei 211/2019, de autoria do deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), que institui o Programa “Farmácia Solidária Integrada”, no âmbito do Estado de Mato Grosso.

A iniciativa busca garantir que por meio da doação de medicamentos em bom estado de conservação, a população em situação de vulnerabilidade possa ter acesso a medicamentos, muitas vezes inacessíveis devido ao valor, e por que outro lado são descartados por parte da população.

“É comum que encontrarmos medicamentos armazenados em prateleiras das residências, esquecido pelo tempo, muitas vezes sequer utilizados, e posteriormente descartados de maneira equivocada. Precisamos fazer um destino correto desse material, pode vai contribuir com a economia e também salvar vidas. Isso é também é Saúde Pública, buscar soluções que possam ser implementadas, sem onerar o Estado e auxiliando quem precisa”, destacou o deputado Xuxu Dal Molin.

O parlamentar destaca ainda que o projeto também traz solução para reduzir  o desperdício de medicamentos e ainda faz  importante trabalho social. “Muitos medicamentos pesam no orçamento doméstico, principalmente as pessoas mais carentes”, disse.

De acordo com o projeto, poderão credenciar-se ao programa como fornecedores quaisquer interessados em doar medicamentos que estejam em condições estabelecidas. Os medicamentos coletados farão parte de um cadastro diretamente vinculados à Secretaria de Estado de Saúde, com informação do doador, data da doação, nome do medicamento e data de vencimento.

Os medicamentos deverão ser estocados em local adequado, sendo fornecido ao beneficiário do Programa Farmária Solidária Integrada mediante apresentação de receita médica original, a qual será arquivada pelo órgão competente.