Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

CBF planeja dois amistosos no Brasil antes de Copa América de 2020

CBF planeja dois amistosos no Brasil antes de Copa América de 2020

A CBF planeja levar para o Brasil os jogos da única data Fifa reservada para amistosos em 2020. Os dias pré-definidos pelo calendário da Fifa são 4 e 9 de junho, às vésperas da Copa América que será realizada na Colômbia e na Argentina – o Brasil vai ter sede na Colômbia -, mas ainda não há local ou adversário confirmados.

Depois dos 65 mil espectadores do empate por 2 a 2 com a Colômbia, em Miami, os últimos três amistosos tiveram público apenas razoável. Foram 32.287 pessoas na derrota para o Peru, em Los Angeles, mais 20.621 torcedores no empate contra Senegal e outros 20.305 em outro 1 a 1, agora contra os nigerianos, na noite desse domingo em Singapura – manhã do horário de Brasília. A soma desses três públicos deixaria a Seleção apenas com a 9ª melhor média de público do Brasileiro da Série A (24.404 torcedores).

Depois de giros grandes e frustrantes de jogos e problemas nos EUA, no continente asiático, ainda há duas partidas no Oriente Médio. No dia 15 de novembro lá vai Tite e companhia para Riad, na Arábia Saudita, enfrentar a Argentina. Dia 19, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o adversário será a Coreia do Sul.

A CBF convidou o México para ser um dos adversários em junho, mas a confederação mexicana declinou da proposta porque tem outro compromisso próximo da data. A escolha fazia alusão aos 50 anos da conquista do tricampeonato mundial em 1970, no país da América do Norte.

Atrito com organizadora de jogos

Com outra Copa América batendo à porta e novos problemas de calendário – e desfalques a clubes durante a competição continental -, as partidas em solo brasileiro diminuiriam o impacto nos clubes, avalia a CBF. Não haveria viagens tão longas como foram as últimas.

Há contexto recente de rusgas, críticas públicas e vetos por parte da CBF – e do técnico Tite – à empresa que organiza as partidas da Seleção, a Pitch, com quem a entidade máxima do futebol brasileiro tem contrato até 2022.

Antes dos amistosos de junho de 2020, ainda há dois jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 – entre os dias 26 e 31 de março. O sorteio para definir adversários e mandos de campo da classificatória sul-america é previsto para início de dezembro.

(Globo Esporte)