Cuiabá - MT | Terca-Feira, 15 de Junho de 2021

Lei da Liberdade Econômica e Política Tributária de Trump

Lei da Liberdade Econômica e Política Tributária de Trump

O economista e analista político brasileiro que atua nos EUA há mais de 30 anos, Carlo Barbieri, pode comparar o modelo tributário aplicado por Donald Trump nos Estados Unidos com a nova Lei de Liberdade Econômica sancionada por Jair Bolsonaro.
A nova Lei de Liberdade Econômica sancionada  pelo presidente Jair Bolsonaro tenta reduzir a burocracia nas atividades econômicas do país. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump também anunciou, em janeiro de 2018 uma política tributária nova para o país que já pode ter os resultados mensurados. É possível  comparar o modelo aplicado pelos EUA ao proposto agora no Brasil.
O governo Brasileiro espera que as mudanças vindas com a nova lei facilitem e deem mais segurança jurídica aos negócios e estimulem a criação de empregos. Pelas contas da equipe econômica, a medida pode gerar, no prazo de dez anos, 3,7 milhões de empregos e mais de 7% de crescimento da economia.

A desburocratização é um tema defendido por Bolsonaro desde sua campanha à presidência da República, que teve como uma das promessas “tirar o Estado do cangote” das pessoas e das empresas.

Trump considerou, à época, sua nova medida fundamental para revitalizar a atividade econômica e colocar o crescimento anual do país em um ritmo superior a 3%.

A previsão era que os lucros dos bancos e outras companhias aumentasse no médio e no longo prazos. Isto porque ela reduziu os impostos das empresas de 35% para 21%, o maior corte de dos últimos 30 anos.

Outra mudança aplicada por Trump foi a cobrança de uma taxa única de um dígito sobre lucros repatriados.

A reforma trabalhista também simplificou o pagamento de impostos de pessoas físicas, reduzindo as faixas de cobrança de sete para quatro: 12%, 25%, 35% e 39,6%.

*CARLO BARBIERI é analista político e economista. Com mais de 30 anos de experiência nos Estados Unidos, é Presidente do Grupo Oxford, a maior empresa de consultoria brasileira nos EUA. Consultor, jornalista, analista político, palestrante e educador. Formado em Economia e Direito com mais de 60 cursos de especialização no Brasil e no exterior.

CONTATO: oxfordusa.com/