Cuiabá - MT | Terca-Feira, 15 de Junho de 2021

Quem deseja disputar eleições de associações de bairros só tem até dia 15 para se inscrever

Quem deseja disputar eleições de associações de bairros só tem até dia 15 para se inscrever

Com o prazo até dia 15 para inscrições de chapas, a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares (Ucamb) espera fechar pelo menos 90% de registros de candidatos para eleições gerais comunitárias até o dia 14, prazo estabelecido para o fim dos cadastros, quando os moradores dos bairros renovam seus presidentes comunitários e diretorias.

A eleição é o maior pleito extrapartidário da história de Mato Grosso, com expectativa de 220 mil votantes.
De acordo com balanço prévio da entidade, perto de 150 inscrições de chapas já foram registradas e esse número deve chegar a 250 até o dia 15 (terça-feira).

O presidente da Ucamb, Édio Martins, diz que muitos candidatos chegam ao limite do prazo e esse processo de inscrições é comum nas eleições que a entidade realiza para renovação dos quadros.


A Ucamb, acrescenta Édio Martins de Souza, montou um plano especial para atendimento e orientações a comunitários, candidatos e imprensa, na sede da Ucamb, na avenida XV de Novembro, 44, no bairro do Porto, em Cuiabá.

A Ucamb também disponibilizou o telefone 3624-9680, das 08:00 as 12:00 das 14:00 as 18:00, de segunda-feira a sexta-feira, para orientações e esclarecimento de dúvidas.
Conforme o calendário, no dia 24 de novembro, votam os eleitores dos bairros das regiões Norte e Leste, e as eleições da região Oeste serão no dia 1º de dezembro. Martins lembra que as eleições são extrapartidárias e não sofre ingerência de partidos ou políticos com mandato.

“Essa é e sempre foi nossa grande preocupação, separar a política partidária da política comunitária”, observou Édio Martins, lembrando que os votos serão no sistema de urnas de lona, com cédulas, com a legitimidade de uma eleição comum, com auxílio do Tribunal  Regional Eleitoral (TRE-MT).

Certamente a infraestrutura urbana, como asfalto, será tema de debate na disputa das associações de bairros