CUIABANO NEWS
Home Política Economia & Agro Cotidiano & Polícia Esportes Variedades Opinião & Artigos Vida & Estilo MT


Com novo formato em 2020, Série D terá fase preliminar; MT entra na fase de grupos



Inserido em: 09/10/2019 17:35:21

Serie-d.jpg

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou nesta semana às federações estaduais um ofício informando como será a fase preliminar da Série D do Campeonato Brasileiro a partir de 2020. O torneio teve uma alteração no formato de disputa da fase de grupos, ampliando o número de datas no calendário de 16 para 26. A entidade explicou no documento que a competição contará com uma seletiva, com confrontos eliminatórios, envolvendo os segundos representantes das oito entidades estaduais com o pior posicionamento no Ranking Nacional das Federações.

Mato Grosso, por estar na 13ª posição do ranking – uma posição acima da faixa dos ‘piores’ colocados -, acabou se livrando da fase preliminar e manterá dois times e mais o Luverdense que foi rebaixado da Série C, diretamente na fase de grupos este ano. As passagens de Luverdense pelas séries B e C e Cuiabá pela C e agora B, trouxeram muitos pontos e fizeram a Federação Mato-grossense ir a 9.065 pontos, uma casa abaixo da federação paraense (12ª) e uma acima da federação do Rio Grande do Norte (14ª). Operário Várzea-grandense, Luverdense Esporte Clube e União Esporte Clube serão os representantes do Estado na próxima Série D.

A etapa preliminar contará com jogos de ida e volta, classificando quatro equipes à fase de grupos. No comunicado às federações, a CBF detalha que a fase preliminar da Série D será uma transição. Em 2022, as quatro federações com pior posicionamento no ranking nacional das entidades passarão a ter apenas um clube da Série D – e não duas vagas.

O Operário Várzea-grandense, vice-campeão estadual este ano, será um dos representantes de MT na Série D de 2020

FASE PRELIMINAR DA SÉRIE D 2020

  • Oito clubes
  • Critério: os segundos representantes das oito piores federações no Ranking Nacional de Federações 2020, publicado no final do ano de 2019
  • Jogos de ida e volta, eliminatórios
  • Quatro avançam à fase de grupos
  • Início da Série D 2020: 3 de maio

O ranking nacional das federações será divulgado no final da temporada do futebol brasileiro. Atualmente, as oito entidades estaduais com pior ranqueamento são: Roraima, Amapá, Rondônia, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul , Amazonas e Distrito Federal. Hoje, os segundos representantes desses estados participariam da fase preliminar da Série D. O primeiro representante vai direto para a fase de grupos. Contudo, a atualização de pontos no ranking nacional de federações 2020 pode alterar o ordenamento.

Documento CBF às federações sobre a Série D — Foto: Reprodução/CBFDocumento CBF às federações sobre a Série D — Foto: Reprodução/CBF

Documento CBF às federações sobre a Série D — Foto: Reprodução/CBF

As alterações na Série D foram anunciadas na divulgação do calendário de competições da CBF para 2020. A Quarta Divisão passou a ter um aumento no número de datas. Somente na fase de grupos, o campeonato passou a ter 14 datas – eram seis nos últimos anos. Com as mudanças, o início da Série D está previsto para o dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.

Para seguir o novo formato, os 64 clubes da Série D de 2020 serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta. Diferente dos anos anteriores, na edição do ano que vem, os quatro melhores de cada grupo se classificam para o mata-mata. As 32 equipes classificadas, se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021.

A mudança na Série D aconteceu depois de quatro anos com o mesmo formato. Há três anos, a competição contou com um maior número de equipes: passou de 40 para 68. Para encaixar todo mundo, os times foram divididos em 17 grupos, com quatro equipes em casa.

Presença de Cuiabá e Luverdense nas Séries B e C garantiram pontos e bom posicionamento para a Federação Mato-grossense de Futebol

VEJA AS FEDERAÇÕES QUE DISPUTARÃO A FASE PRELIMINAR
COLOCAÇÃO/UF/ESTADO/PONTUAÇÃO/DIFERENÇA

Ranking Nacional de Federações 2019 — Foto: Divulgação/CBFRanking Nacional de Federações 2019 — Foto: Divulgação/CBF

Ranking Nacional de Federações 2019 — Foto: Divulgação/CBF

CONFIRA O RANKING GERAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+A -A
scroll to top