CUIABANO NEWS
Home Política Economia & Agro Cotidiano & Polícia Esportes Variedades Opinião & Artigos Vida & Estilo MT


Dia do atletismo é comemorado nesta quarta-feira



Inserido em: 09/10/2019 03:14:17

atletismo.jpg

O “Dia do Atletismo” será comemorado nesta quarta-feira (9 de outubro) por várias instituições públicas e particulares do Brasil. Nada mais natural que entidades ligadas à área busquem uma data para homenagear o mais tradicional dos esportes olímpicos.

Em Mato Grosso, o atletismo se projetou como uma das principais modalidades esportivas e tem no calendário eventos importantes como a Corrida de Reis, disputada tradicionalmente na primeira semana de janeiro, Corrida Homens do Fogo (30/06), Corrida do Servidor (27/10), Unimed (30/10), Corrida e Caminhada pelo Instituto Vida (24/11), Corrida de Rua da Polícia Militar (17/11). Este ano, Cuiabá sediou o Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo em agosto.

Em nota, a CBAt  (Confederação Brasileira de Atletismo) expressa a “a homenagem aos atletas e fãs do Atletismo, aos treinadores, aos profissionais de outras áreas que atuam em nosso esporte, clubes e Federações, patrocinadores e parceiros, organizadores e promotores, todos merecem o nosso agradecimento”.

A data homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, conhecida por “esporte-base” por usar os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar.

O atletismo surgiu nos primeiros Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C, na Grécia. O esporte consiste em uma série de provas que testam a resistência física e habilidades do ser humano.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo é quem regula as normas deste esporte, além das provas oficiais e competições.

Origem do Dia do Atletismo

Popularmente, o Dia do Atletismo é celebrado em 9 de outubro no Brasil. No entanto, não existe um registro que oficialize esta data no país. Como forma de comemoração, são realizadas várias atividades esportivas que incentivam a prática do atletismo. Nas escolas, as crianças aprendem sobre a origem do atletismo e as suas modalidades.

O atletismo pode ser um dos esportes mais antigos da humanidade, mas no Brasil a sua história é bastante recente. Apenas em 1910 surgiram as primeiras competições de atletismo no país. A Confederação Brasileira de Atletismo só foi criada em 1977.

Corrida de São Silvestre é a competição de atletismo mais famosa no Brasil. Acontece todos os anos no dia 31 de dezembro, na capital de São Paulo, desde 1925.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+A -A
scroll to top