Cuiabá - MT | Terca-Feira, 15 de Junho de 2021

Com direito a olé, Santos vence o Palmeiras e reassume a vice-liderança

Com direito a olé, Santos vence o Palmeiras e reassume a vice-liderança

Marinho comemora gol em Santos x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

Santos dominou o Palmeiras logo no início, venceu por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, e ultrapassou o rival na tabela do Campeonato Brasileiro, assumindo a vice-liderança. Com gols de Gustavo Henrique e Marinho, o Peixe não devolveu a goleada por 4 a 0 sofrida no primeiro turno, mas deu resposta importante num jogo grande e mostrou que continua sonhando com a taça – o líder Flamengo está a cinco pontos de distância e joga nesta quinta-feira contra o Atlético-MG, no Maracanã.

A supremacia do Santos aumentou após a polêmica expulsão de Willian, no segundo tempo. Teve até grito de “olé” da torcida. O resultado leva o Santos aos 47 pontos, mesmo número do Palmeiras, mas com vantagem no número de vitórias (14 a 13), primeiro critério de desempate no campeonato.

E os donos da casa não demoraram para abrirem o placar. Logo aos 12 minutos, Gustavo Henrique aproveitou cobrança de falta de Carlos Sánchez e cabeceou livre, dentro da área. Cinco minutos depois, o Peixe ampliou, desta vez com Marinho, que aproveitou rebote dado pelo goleiro Jailson, após chute de Diego Pituca, na área. O camisa 11 estava em posição legal no lance.

Aos 27 minutos da etapa final, o Palmeiras ainda contou com a expulsão de Willian, que após dar carrinho em Diego Pituca, recebeu o cartão vermelho direto.

Com o resultado, o clube da Baixada Santista chegou a 47 pontos somados na tabela e retornou à vice-liderança, enquanto o Palmeiras caiu para terceiro, com a mesma pontuação, uma vez que tem menos vitórias do que o Peixe (13 contra 14).

Caso vença o Atlético-MG nesta quinta-feira (10), no Maracanã, o Flamengo abre oito pontos de vantagem para a dupla paulista, o deixando em situação confortável na liderança do Brasileiro.

Na 25ª rodada, o Palmeiras recebe o Botafogo no Allianz Parque, no próximo sábado (12), enquanto o Santos encara o Internacional, no Beira-Rio, no domingo (13).

Como o Santos venceu

O Santos entrou em campo para resolver a partida. Intenso como em seus melhores momentos na temporada, o time de Sampaoli bombardeou o gol de Jailson logo no início do jogo. Marcou dois gols antes dos 20 minutos do primeiro tempo, com Gustavo Henrique e Marinho. Depois disso, controlou a partida sem se expor, criou uma ou outra chance para ampliar, mas sem correr riscos.

Gustavo Henrique comemora primeiro gol do Santos

Gustavo Henrique comemora primeiro gol do Santos (Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes)

Por que o Palmeiras perdeu?

Com falhas defensivas em sequência logo no início do jogo, o Palmeiras foi superado até com certa facilidade pelo Santos e voltou a falhar em um confronto direto pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. A movimentação constante do time alvinegro fez o Verdão correr atrás na marcação na maior parte do jogo. O ataque, com direito a chance para Carlos Eduardo na vaga do machucado Luiz Adriano, não levou perigo ao gol santista. Foi a primeira derrota da era Mano Menezes no Verdão.

Mano Menezes sofreu primeira derrota no Palmeiras

Mano Menezes sofreu primeira derrota no Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

ESTATÍSTICAS DO JOGO

Santos x Palmeiras:

  • Posse de bola: 59% x 41%
  • Finalizações: 12 x 13
  • Bolas levantadas: 8 x 15
  • Passes certos: 357 x 278
  • Passes errados: 17 x 15
  • Faltas cometidas: 16 x 11

(Globo Esporte/Fox Sports)