Cuiabá - MT | Sábado, 16 de Outubro de 2021

União e Cuiabá serão os representantes de MT na Copa São Paulo Júnior

União e Cuiabá serão os representantes de MT na Copa São Paulo Júnior

O União se garantiu na Copa do Brasil ao vencer o Cuiabá na final do Estadual Sub-20 do ano passado

As equipes do Cuiabá EC e do União, foram indicadas como as representantes de Mato Grosso na 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, edição 2020. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (02), pela Federação Matogrossense de Futebol que considerou o ranking destes dois times para a participação no evento que reunirá dezenas de times em janeiro do próximo ano, em São Paulo.

Os dois times garantiram as vagas para a competição de 2020 por terem chegado à final do Campeonato Mato-grossense Sub-19 deste ano. Após dois empates no tempo normal, o time rondonopolitano venceu na cobrança de pênaltis e ficou com o título do certame.

Copa São Paulo, uma vitrine nacional

A Copa SP é uma competição de futebol masculino sub-20 do Brasil. É organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e inclui clubes não só de São Paulo, mas de todo o Brasil e, eventualmente, clubes de outros países.

Disputada desde 1969, acontece sempre no início do ano, de modo que a final seja disputada em 25 de janeiro (dia do aniversário da cidade de São Paulo). Até 1970 a competição só recebia clubes do estado de São Paulo, mas, a partir de 1971, a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha, apelido dado a competição, é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.

Algumas curiosidades sobre a Copinha: O Flamengo possui o melhor aproveitamento em finais, vencendo as quatro decisões que disputou (1990, 2011, 2016 e 2018). O Goiás foi o primeiro clube da região centro-oeste a chegar na final da competição, na edição de 2013. O Rondonópolis-MT (REC) e o Goiás são os únicos times da região Centro-Oeste a ter um artilheiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior: Valdívia (REC) na edição de 2012 e Erik (Goiás) na edição de 2013. Ambos marcaram oito gols.