Cuiabá - MT | Segunda-Feira, 10 de Maio de 2021

Rompimento de barragem não causou danos ambientais, diz empresa responsável

Rompimento de barragem não causou danos ambientais, diz empresa responsável

A empresa VM Mineração responsável pela barragem que se rompeu na cidade de Nossa Senhora do Livramento (38 quilômetros de Cuiabá), na manhã desta terça-feira (1), afirmou que apenas dois funcionários sofreram ferimentos leves e já receberam alta.

Ainda de acordo com a nota encaminhada com exclusividade à reportagem do Cuiabano News, a empresa adotou todas as medidas necessárias e de urgência (construção de diques) para contenção do rejeito, que não atingiu nenhuma área de preservação permanente ou curso d’agua.

A cidade de Livramento abriga um grande número de garimpos. Em janeiro, uma barragem de garimpo na região recebeu alerta de risco médio logo após a tragédia na cidade de Brumadinho (MG).

Confira a nota na íntegra encaminhada pela defesa da empresa:

A VM MINERAÇÃO vem através desta informar o rompimento parcial da bacia de rejeito composta de material inerte (barragem TB01) ocorrido na data de 01.10.2019.

Informa ainda que 02 (dois) funcionários da empresa sofreram apenas escoriações de natureza leve e, após passarem por avaliação médica, já receberam alta.

A empresa informa que assim que obteve conhecimento do evento, comunicou imediatamente os órgãos responsáveis [ANM – Agência Nacional de Mineração / SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente / DEMA – Delegacia Estadual do Meio Ambiente / Defesa Civil / POLITEC], os quais realizaram vistoria in loco no intuito de averiguar a situação da barragem e eventual situação de riscos ainda existentes, o que já foi descartado.

Além disso, a empresa adotou todas as medidas necessárias e de urgência (construção de diques) para contenção do rejeito, que não atingiu nenhuma área de preservação permanente ou curso d’agua.
Ademais, informa também que não houve o isolamento de qualquer comunidade da região, ficando prejudicado apenas, de forma restrita, o acesso principal interno da empresa.

A empresa comunica que possui todas as autorizações e licenças necessárias junto aos órgãos responsáveis para desenvolvimento das suas atividades, operando sempre dentro da legalidade.

Por fim, informa que adotará todas as medidas necessárias a fim de colaborar e contribuir com os órgãos competentes.