Cuiabá - MT | Segunda-Feira, 10 de Maio de 2021

Mais facilidade e menos burocracia: o que é o novo Cadastro Positivo?

Mais facilidade e menos burocracia: o que é o novo Cadastro Positivo?

Banco de dados que registra o histórico de pagamento dos consumidores, que quando bem avaliados poderão ter benefícios como queda de juros bancários. Este é o objetivo do novo Cadastro Positivo, instituído desde 2013 com base na Lei Federal 12.414/2011.

É normal empresas e instituições bancárias consultarem seu nome, quando você precisa fazer um financiamento ou comprar a prazo.

Fábio Granja Júnior, superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

Com o Cadastro Positivo, essa consulta considera as contas que você paga, não só aquelas que deixou de pagar (negativos). E tendo informações positivas, suas chances de conseguir crédito são maiores.

No Cadastro Positivo são incluídas informações sobre pagamentos de boletos, carnês, faturas de cartão de crédito, e até mesmo contas do dia a dia, como as de luz, água e telefone.

Apesar de parecer um raio-X da sua vida financeira, informações pessoais como salário, detalhes de transações de cartões de crédito, limite de crédito, saldo de conta bancária, poupança ou investimentos não são expostos no Cadastro Positivo.

Como é feita a abertura do Cadastro? Quem pode acessar e quem administra os dados? Posso saber quais dados meus estão no Cadastro Positivo? Posso ser excluído desse sistema? Estes e outros questionamentos serão respondidos na palestra “O novo Cadastro Positivo”, ministrada pelo superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Cuiabá, Fábio Granja Júnior, no Encontro Regional da Fenabrave.

O evento acontece nos dias 8 e 9 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal e contará com grandes nomes do cenário econômico e técnico, envolvendo todos os segmentos e oportunizando aos participantes, debates e soluções para alcançar o sucesso.