Cuiabá - MT | Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021

Integrantes da Academia de Novos Líderes são capacitados em gestão de projetos

Integrantes da Academia de Novos Líderes são capacitados em gestão de projetos

A Superintendência da Escola de Governo, unidade ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou   o 15º módulo do programa da Academia de Novos Líderes, intitulado “Gestão de Projetos”. O objetivo do programa é capacitar servidores para ocupar cargos de liderança na administração pública.

Nesta etapa do curso foi ensinado aos participantes como elaborar um plano de projeto alinhado ao órgão de lotação, aproveitar os recursos disponíveis no local de trabalho e compreender as mudanças futuras que possam ocorrer na instituição.

Ao todo, o programa atende 27 servidores de diversos órgãos do Executivo estadual. Baseado no método andragógico, que visa o aprendizado pelas experiências dos próprios alunos, o conteúdo das capacitações é trabalhado por meio de oficinas, nas quais os participantes são desafiados a aplicar os conceitos apresentados.

“A elaboração de projetos é parte do gerenciamento e, hoje em dia, é uma competência muito importante para quem pretende assumir a liderança. Afinal, o projeto é responsável pelas mudanças organizacionais que nós pretendemos em nossos setores”, avalia o superintendente de Formulação, Monitoramento e Avaliação da Seplag, Rogério Nery.

Durante o módulo os participantes foram desafiados a elaborar um projeto denominado “Moradia Ideal”. Neste planejamento deveria conter uma série de fatores, entre eles a sua localização, valor e o público-alvo. A proposta era criar um projeto fictício o mais próximo da realidade.

“Eu consegui adquirir conhecimento para poder formular, também aprendi a realizar a abertura de projetos que possam ser executados dentro da instituição em que trabalho e que beneficiem a população como um produto final”, disse o assistente administrativo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Jhonathan Santana.

Programa Novos Líderes

O programa Academia de Novos Líderes surgiu da demanda por cursos de capacitação, treinamento e desenvolvimento dos potenciais de futuros gestores dos órgãos do Executivo estadual. Após pesquisa feita pela Superintendência da Escola de Governo (SEG), em maio de 2015, que apontou a necessidade de desenvolvimento das relações humanas e do potencial de liderança dos servidores.

Este é o penúltimo módulo ofertado pela Academia de Novos Líderes neste ano. Ao todo serão ofertados 16 módulos. A previsão é de que o último seja realizado no próximo dia 04 de outubro.