Cuiabá - MT | Domingo, 16 de Maio de 2021

Mato Grosso se destaca em evento nacional de Engenharia; avanço tecnológico

Mato Grosso se destaca em evento nacional de Engenharia;  avanço tecnológico

“ Além da vasta programação, a receptividade da equipe local através do presidente do Crea Tocantins mostra a excelência como foi a organização do evento. Nesses quatro dias de Soea, a comitiva do Crea-MT, composta por 60 representantes, entre conselheiros , diretores da Mútua-MT, funcionários do Regional Mato-grossense e delegados que vieram participar do Congresso Nacional de Profissionais, o CNP, participaram de várias atividades, entre palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, lançamento de livros, minicursos e reuniões”, detalhou o presidente do Crea Mato Grosso, João Pedro Valente sobre a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia(Soea), realizada de 16 a 19 de setembro em Palmas(TO).

Ainda segundo o presidente Valente, na ocasião, o Regional Mato-grossense teve a oportunidade de conhecer a potencialidade do Estado de Tocantins e a cidade de Palmas, destacado pela prefeita Cinthia Ribeiro, mostrando que palmas é uma cidade pujante, planejada, com oportunidades, tanto na área da tecnologia como no agronegócio. O Estado de Tocantins começa se despontar na produção de grãos.

Já é destaque na produção de bovino de corte e excelente genética de qualidade. Pela localização estratégica do estado, junto com Pará e Bahia, forma o maior polo em processo de desenvolvimento na maior fronteira agrícola do país, além da excelência do trabalho que vem sendo feito na educação, segurança pública e estrutura da cidade. E o intenso calor de Tocantins está sendo aproveitado de forma inteligente pela administração local, tanto que está sendo   desenvolvido um projeto de produção de energia fotovoltaica, ou seja, energia solar, tanto que será investido   50 milhões em projetos de geração de energia fotovoltaica.

Equipe do Crea-MT fala sobre a participação na 76° Soea

Presidente do Crea-MT, João Pedro Valente e coor. da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho
Já é destaque na produção de bovino de corte e excelente genética de qualidade. Pela localização estratégica do estado, junto com Pará e Bahia, forma o maior polo em processo de desenvolvimento na maior fronteira agrícola do país, além da excelência do trabalho que vem sendo feito na educação, segurança pública e estrutura da cidade. E o intenso calor de Tocantins está sendo aproveitado de forma inteligente pela administração local, tanto que está sendo   desenvolvido um projeto de produção de energia fotovoltaica, ou seja, energia solar, tanto que será investido   50 milhões em projetos de geração de energia fotovoltaica.
“ Na programação da Soea deste ano, a Câmara Especializada de Engenharia Civil nacional, na qual sou coor. Adjunto, organizou palestra sobre infraestrutura. Abordando o Desenvolvimento Regional, o case da Ferrovia em Mato Grosso. Um importante projeto ferroviário no estado Mato-grossense”, disse o conselheiro do Crea-MT e também coor. da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Regional Mato-grossense, eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior.
Coor. da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MT, conselheiro Clóvis Albuquerque

Já o coor. da Câmara Especializada de Agronomia do  Crea-MT, conselheiro  Clóvis Albuquerque avaliou o evento como uma ferramenta do conhecimento, a exemplo da palestra magna, os desafios de construir o futuro no nosso presente: prendendo fantasmas em robôs, conduzida pelo jovem estudante de Engenharia Mecatrônica do Instituto Insper, Luiz Fernando Borges.

“ O encontro tratou da neurociência que integra várias engenharias como eletrônica, da computação, mecatrônica, mecânica e outras”, avaliou o eng. agrônomo.

“ A Soea deste ano superou as expectativas e os temas abordados veio ao encontro dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua,  por tratar da tecnologia, inovação, saneamento, soberania nacional, além de outros assuntos em torno da engenharia brasileira. Participamos de duas reuniões com a Mútua nacional para discutir assuntos relacionados aos benefícios dos associados”, disparou o diretor-geral da Mútua-MT, Adjane Prado.

Diretor-geral da Mútua-MT, Adjane Prado
“Tenho certeza de que temos subsídio suficiente para apresentar um grande projeto, uma grande estratégia para o desenvolvimento do nosso país. A Engenharia, a Agronomia e as Geociências sempre estarão de pé a favor do Brasil. Parabéns à Engenharia brasileira”, afirmou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, durante o encerramento da 76° Soea.
A leitura da Carta de Palmas deu início à solenidade. Assinada pelas principais lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, e subscrita pelos participantes, a Carta defende, entre outros pontos, a “valorização dos cerca de um milhão de profissionais e 300 mil empresas registrados no Sistema; a inclusão das atividades da Engenharia e Agronomia como essenciais e exclusivas de Estado; e a representação de todos os estados da Federação no plenário do Conselho Federal”, destacou Joel.
Equipe do Crea -MT

O presidente do regional tocantinense, Marcelo Maia também demonstrou gratidão a todos que se envolveram na organização e realização da maior agenda do Sistema. Destacou que o sonho da capital mais nova do país de sediar a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia se concretizou. “Foi desafiador, mas gratificante. Tivemos um evento grandioso”, disse o presidente do Crea-TO. Antes de entregar a bandeira da Soea para o próximo anfitrião do evento – tradição nas solenidades de encerramento das Semanas Oficiais -, Maia estendeu um abraço fraternal e desejou um bom retorno aos participantes, e sucesso ao Crea-GO como sede da próxima edição.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, além de expressar estar honrada com a presença dos participantes da 76ª Soea na capital Tocantinense, demonstrou gratidão ao Sistema Confea/Crea e Mútua pelo evento realizado. “A capital caçula do país tem a história de cada um de vocês dentro de sua própria. A Soea foi um divisor de águas para Palmas, em todos os sentidos”, relarou a prefeita de palmas.

Solenidade de encerramento da 76° Semana Oficial da Engenharia e Agronomia(Soea)
Antes de concluir seu discurso, a chefe do Executivo Municipal afirmou ter se sentido especialmente representada na quarta-feira, quando foi lançado o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua.

10º CNP

Com os trabalhos oficialmente abertos na noite do encerramento da Soea, a programação da décima edição do Congresso Nacional de Profissionais tem início sexta-feira,20 de setembro com a Sessão Plenária, quando é instalada a Mesa Diretora dos Trabalhos e aprovado o regimento do Congresso. Em seguida, será apresentada a metodologia do 10º CNP. Acompanhe a cobertura do evento em www.cnp.org.br.