Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

São Paulo vence Botafogo nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão

São Paulo vence Botafogo nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão

São Paulo comemora gol de Hernanes no primeiro tempo (Foto: André Durão)

Depois de quatro jogos – duas vitórias e dois empates – o São Paulo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e já chegou ao G-4 da competição. Na manhã deste sábado, Pablo salvou o Tricolor nos acréscimos e deu a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, em duelo válido pela 20ª rodada, abrindo o returno. Antes de Pablo, Hernanes e João Paulo tinham marcado no primeiro tempo, num jogo que parecia destinado a terminar em empate. Com o resultado, o São Paulo volta à briga por uma vaga direta na Libertadores.

A vitória leva o Tricolor aos 35 pontos, em quarto lugar – mas ainda depende dos resultados de Corinthians e Internacional na rodada. O Botafogo, por sua vez, estaciona nos 27 pontos, fica no meio da tabela e perde a chance de se aproximar do “bolo” que briga por Libertadores.

Fim do jejum

Pablo não marcava desde julho, contra o Palmeiras, jogo em que se machucou – depois, ficou fora do time por causa do tratamento da lesão. Foi apenas o segundo gol dele no Brasileirão. Saudável, o atacante tem muito a agregar ao São Paulo.

Botafogo cria, mas…

A equipe de Eduardo Barroca teve bons momentos na partida, inclusive ao marcar o gol de empate com João Paulo, no fim do primeiro tempo. No entanto, o Botafogo oscilou dentro do jogo e permitiu o domínio do São Paulo na etapa final. Derrota difícil, mas que também deixa lições.

Eduardo Barroca comemora gol do Botafogo

Eduardo Barroca comemora gol do Botafogo (Foto: André Durão)

Primeiro tempo

Botafogo e São Paulo fizeram um jogo equilibrado. Os times alternaram chances perigosas dos dois lados. Reinaldo se destacou no lado são-paulino, e Gustavo Bochecha apareceu bem no alvinegro. O Tricolor abriu o placar com Hernanes, após passe de Toró, em chute cruzado de pé esquerdo. Depois, acertou a trave de Gatito Fernández em cabeçada de Pablo. Antes do fim, o Botafogo empatou: Gustavo Bochecha deu ótimo passe para João Paulo, que tirou Juanfran da jogada e bateu de chapa colocado para marcar. No fim, 9 a 8 em finalizações para o Botafogo, e 61% a 39% de posse de bola para o Alvinegro.

Segundo tempo

O São Paulo passou a ter controle do jogo e as melhores chances, ainda mais depois da entrada de Antony na vaga de Toró – a promessa são-paulina fez boas jogadas pela direita, tabelas, e finalizou com perigo em um lance no início. O Botafogo perdeu um pouco de padrão, mas melhorou com as entradas de Leo Valencia e Rodrigo Pimpão. Faltou aproveitar melhor os poucos contra-ataques que o Alvinegro teve. No fim, o empate acabou ficando de bom tamanho para os dois lados, diante de um jogo tão equilibrado.

Próximos jogos

O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Bahia, às 21h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova. No mesmo dia e horário, o São Paulo recebe o Goiás no Morumbi. Os dois jogos são válidos pela 21ª rodada do Brasileirão.

(Globo Esporte)