Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021

Viver feliz ,alegre , disposto, isento de doenças tem a ver com alimentação????

Viver  feliz ,alegre , disposto, isento de doenças  tem a ver  com alimentação????

Sim, porque alimentos do “bem” vão ajudar a melhorar a absorção de nutrientes, ajudar a melhorar o intestino que ajuda a produzir  a serotonina que nos deixam felizes mesmo em momentos mais difíceis de nossa vida.

Nutrientes revigoram, constroem, retardam o envelhecimento, equilibram o organismo para que não adoeçamos; por tudo isto ser felizzzzz……..

Leia também:

-Frutas engordam?????

Ciclo circadiano
-É melhor usar suplementos alimentares ou consumir os alimentos?
-O que funciona? Jejum – cortar calorias – Lou Carb – Paleolítica
-Aumentar o consumo de gordura ( higt fat) é uma boa estratégia para emagrecer ???  

-O poder da mastigação

-Praticantes de atividade física X Alimentação

Convido aqui meus leitores para um desafio, comam comidas do bem durante uma semana e vejam e sintam o que mudou em sua vida, garanto que vão sentir muita diferença em disposição, memória, menos sonolência durante o dia, menos irritabilidade, mais humor  ,etc……

Vou colocar aqui um cardápio do bem e não precisam diminuir quantidades, comam até se sentirem satisfeitos.

Ao acordar tome 300ml de água com ½ limão e glutamina vão ajudar seu organismo na hidratação, na imunidade e na digestão pois o limão tem enzimas digestivas. Comece pelo café da manhã com suco de frutas natural batido com folhas de couve e um pedacinho de gengibre, não use açúcar mesmo para os magros pois este aumenta as bactérias ruins do intestino dificultando a absorção de nutrientes. Quem diz não ter tempo para preparar o suco pode comprar o suco integral natural sem adição de açúcar, sem conservantes e aditivos químicos ou polpa congelada.

Faça uma  tapioca ou pão integral e regue por cima com azeite extra virgem que vai lubrificar a parede do intestino ajudando na absorção dos nutrientes.

Para quem gosta de um docinho poderá colocar  uma geléia 100% fruta ou mel puro e ainda comer proteína como  rechear com ovo cozido ou mexido ou sardinha ou frango desfiado ou carne moída, etc.

Na metade da manhã faça um lanche  uma fruta com canela, ou fruta com castanhas ( para –caju -amêndoas-nozes).

No almoço coma salada de folhas verdes e tomate, legumes de cores diversas inclusive brócolis e couve flor, carne magra ( frango e peixe pelo menos 5 dias na semana e 2 vermelhas) assada , cozida ou grelhada. Feijão ou lentilha ou ervilha ou grão de bico, quinoa, arroz integral ou macarrão integral ou de arroz ou de arroz e feijão ou ervilha ou quinoa.

No lanche da tarde outra fruta com canela e um iogurte 0% de gordura e açúcar com chia e linhaça ou uma omelete ou ovo cozido.

No jantar igual ao almoço, de preferência o mais cedo que conseguir ou até as 19 horas.Pode tomar um chá antes de dormir, as 21 horas, sem adoçar ,de mulungu, cidreira, camomila.

*WÂNIA MONTEIRO ARRUDA   é doutora e nutricionista em Cuiabá. 
CONTATO: wanianutricionista@gmail.com  —  —  —  www.facebook.com/waniamonteiroa