Cuiabá - MT | Sábado, 12 de Junho de 2021

Novidades que vêm do Vale do Silício

Novidades que vêm do Vale do Silício

BLAIRO MAGGI é empresário e engenheiro agrônomo. Foi ministro, senador e governador de Mato Grosso (Foto: Álbum de Família)

Estou de volta da viagem que fiz ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA). E  confesso que voltei com mais dúvidas do que tinha antes da viagem.

Por isso, postei vários vídeos com intuito de dividir com vocês o conhecimento adquirido e também, fazer um alerta para as mudanças que estão por vir.
A ideia foi mesmo dar um choque! Entrar na cabeça das pessoas e mostrar que os hábitos de consumo estão mudando muito rapidamente.

Blairo Maggi saboreia hambúrguer vegetal com sabor idêntico ao produzido com carne bovina (Álbum de Família)

Os mais jovens querem uma produção de alimentos, vegetais e proteína animal produzidos de forma mais limpa, com mais observação nas práticas do conforto animal, e sustentável. Por isso, vemos estas iniciativas de carnes em laboratório.

Se nós, do Agronegócio, não apresentarmos novas alternativas, comportamentos adequados, outros farão. Aliás, em uma velocidade impressionante.
Acho que não se trata de um modismo, mas é uma tendência entre os mais jovens; uma coisa que veio para ficar. Justamente por isso, a mudança em si faz com que pessoas mais velhas também as sigam.
A mudança está vindo dos jovens, isso é fato, o que significa dizer que eles vão ditar estes hábitos por várias gerações. Esse é o caminho.
Para mim, a presença do hambúrguer feito de vegetais é menos impactante na nossa economia. Todavia,   as carnes feitas em laboratório serão  uma ameaça ou uma concorrência real!

Ou seja, eu, você, podemos até não mudar nossos hábitos, mas e as futuras gerações?
Na dúvida, estar em sintonia ajudará muito o Agro.
Temos que avaliar o valor nutritivo destes alimentos e como os órgão reguladores de Saúde irão se posicionar.
A ameaça sobre a pecuária é também uma ameaça sobre a soja e o milho. Afinal, grãos são usados para fazer a proteína animal.
Entender tudo isso faz parte do nosso sucesso, agora, e num futuro muito próximo!

No Vale do Silício é o lugar onde as startups sonham com tudo. São efervescentes as ideias! Não existem limites para mudar o mundo! O uso de novas tecnologias, algumas coisas me chamaram a atenção! Muitas vão mudar não só no mundo digital, mas também, na agricultura e pecuária, como ovo, leite e todo tipo de alimentos de origem animal!

Altíssimas tecnologias sendo desenvolvidas e essas tendências chegaram no Agro, na forma de fazer proteínas. As de animais, sendo substituídas por carnes, leite e ovos a partir de vegetais, ou carnes produzidas totalmente em laboratórios in vitro.

É assustador este movimento! É uma desruptura total de como nos alimentamos até hoje.

Muitas coisas ainda precisam ser respondidas, mas a pergunta não é mais: vão conseguir fazer? Mas, sim: quando isso tudo chegará ao mercado para competir com tudo aquilo que estamos acostumados.

Minha percepção: muito mais rápido do que imagino ou desejo!!!

*BLAIRO MAGGI é empresário e engenheiro agrônomo. Foi ministro de Estado da Agricultura e Pecuária (2016-2019), governador de Mato de Mato Grosso (2003-2010) e senador da República por Mato Grosso (2001-2019).

CONTATO:  www.facebook.com/blairomaggi/

“Formato atual de consumo da proteína animal pode ser completamente alterado em pouco tempo”, avalia Blairo Maggi.