Cuiabá - MT | Sábado, 23 de Outubro de 2021

Com 42,3ºC , Cuiabá tem recorde de calor em 108 anos

Com 42,3ºC , Cuiabá tem recorde de calor em 108 anos

Cuiabá é conhecida internacionalmente pelo forte calor e clima de deserto. Na segunda-feira (16) ,o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,3°C às 14 horas, um recorde de calor em 108 anos.

Uma nova medição será feita, na terça-feira (17) por volta das 20h. O calor promete continuar em alta em Cuiabá e Várzea Grande durante esta semana, registrando uma média de 40º C.

O recorde de calor histórico anterior em Cuiabá era de 42,2°C em 6 de outubro de 1940. A estação meteorológica operada pelo INMET, que fez a medição, começou a funcionar em 1/1/ 1911.

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), apenas na quinta-feira (19) e domingo (22) é que a temperatura cai um grau, chegando a 39º. A probabilidade  de chuvas fica entre 5% e 0%.

Na semana passada o Instituto emitiu um alerta um alerta com grau de severidade de grande perigo, inclusive com risco de morte por Hipertermia, em  várias regiões de Mato Grosso devido, em decorrência das altas temperaturas registradas. 

“Eu tenho tenho a sensação de estar abraçando o sol”, diz uma moradora ao andar pelo centro de Cuiabá.

O forte calor também virou memes nas redes sociais. Conhecido pela fidelidade ao cuiabanês, o ex-prefeito e apresentador Roberto França ilustra memes.

No último domingo (15) o calor chegou a derreter a pista de patinação do shopping Estação. A imagem viralizou nas redes sociais.

As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar de afetado a rotina nas escolas e construtoras da capital. As aulas de educação física foram suspensas e os estudantes estão sendo liberados para casa mais cedo. Em algumas construtoras os funcionários estão com horário de almoço estendido das 11h ás 14h, em algumas até a jornada de trabalho foi reduzida para evitar que os trabalhadores passassem mal.

Veja também

Instituto de Meteorologia emite alerta para risco de morte por calor em Mato Grosso

Veja fotos