Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021

Mauro Mendes inaugura nova sede do Gefron e reforça segurança na fronteira

Mauro Mendes inaugura nova sede do Gefron e reforça segurança na fronteira

O governador Mauro Mendes (DEM) inaugura na próxima quarta-feira (18), a sede do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), na BR-070, em Cáceres (a 225 km ao oeste de Cuiabá), popularmente conhecida como Posto do Limão.

De acordo com informações da assessoria, uma comitiva sairá da Capital para Cáceres, por volta das 8h30. Por volta das 9h, está previsto o pouso da aeronave na pista da Fazenda Santa Helena.

O efetivo do Gefron estará em forma presente. Por volta das 11h15, está previsto sobrevoo de Helicóptero na área de patrulhamento do Gefron, na fronteira com a Bolívia.

Fronteira

Mato Grosso possui 750 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia e, nos últimos tempos, a maior parte do trabalho é executado pelo Gefron, o que é de suma importância, mas não é suficiente.

Existe a estimativa da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de que mais de R$ 600 milhões em drogas e armas, entre outros produtos contrabandeados, passem  todos os anos pela fronteira seca de Mato Grosso com a Bolívia. Mesmo com o trabalho do Gefron sendo intensificado, o aumento na presença de forças federais é indispensável, para melhorar a fiscalização e até mesmo assegurar a soberania nacional, controlando de forma eficaz o fluxo de quem entra e quem sai do país.