Cuiabá - MT | Sábado, 16 de Outubro de 2021

Flamengo vence Santos, amplia liderança e é campeão simbólico do 1º turno

Flamengo vence Santos, amplia liderança e é campeão simbólico do 1º turno

A final simbólica do primeiro turno do Campeonato Brasileiro teve clima de decisão de verdade no Maracanã. E com um golaço de Gabigol por cobertura, o Flamengo venceu o Santos por 1 a 0 e se manteve na liderança da competição. Além da pintura do artilheiro do Rubro-Negro, o duelo teve muita intensidade, lindas jogadas, confusão entre o técnico Jorge Jesus e o lateral Jorge, arquibancadas lotadas… e faltas duras, daquelas que geram atritos entre os jogadores. No geral, a partida foi digna das belas campanhas que Flamengo e Santos têm feito até aqui.

Como fica?

Com a vitória, o Flamengo segue na primeira colocação, agora com 42 pontos. O Santos, por sua vez, continua em segundo, com 37, mas pode perder posição para o Palmeiras, que enfrenta o Cruzeiro neste sábado.

Primeiro tempo

A etapa inicial foi muito intensa. Para os dois lados. Inclusive com momentos de maior tensão, com excessivas faltas. O Flamengo começou melhor, pressionando, mas sem criar chances de gol. O Santos, forte na marcação, criou a primeira oportunidade do jogo aos 7 minutos, em chute de Sasha que explodiu em Rafinha. Depois disso, o Flamengo chegou com Arrascaeta, com Everton Ribeiro… Mas o Peixe continuou perigoso no contra-ataque e quase marcou com Soteldo. Mas uma bola perdida por Sasha armou boa jogada para o Flamengo aos 43 minutos. E Gabigol marcou um golaço por cobertura, sem chance para Everson, que estava adiantado.

Segundo tempo

Embalado pelo gol no fim do primeiro tempo, o Flamengo foi para cima nos primeiros minutos da etapa final. E quase ampliou em finalizações de Gabigol e Everton Ribeiro. Aos poucos, porém, o Santos voltou a ter mais controle e evitou uma pressão maior. O Peixe chegou até a esboçar uma reação, mas não criou o suficiente para levar perigo ao gol de Diego Alves. O Flamengo, por sua vez, sempre perigoso quanto tinha a bola. À beira do gramado, os técnicos Jorge Jesus e Jorge Sampaoli mostraram tanta intensidade que ambos foram advertidos com cartão amarelo. Mas no placar, nenhuma mudança. O golaço de Gabigol no primeiro tempo decretou o resultado.

Jesus x Jorge

No fim do primeiro tempo, quando se preparava para dar entrevista, Jorge, lateral do Santos, reclamou de três tapinhas dados em sua cara pelo técnico do Flamengo, Jorge Jesus. Depois da confusão, os dois se abraçaram a caminho do vestiário.

Victor Ferraz e Marinho, do Santos, em disputa com Arrascaeta, do Flamengo

Victor Ferraz e Marinho, do Santos, em disputa com Arrascaeta, do Flamengo (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)

Estatísticas do jogo

Posse de bola: 57% x 43%
Finalizações: 11 x 8
Chance real de gol: 5 x1
Passes errados: 30 x 33
Desarme: 25 x 18
Roubada de bola: 18 x 17
Faltas cometidas: 17 x 23

Próximos jogos

O Flamengo volta a campo pelo Brasileirão no próximo sábado, às 17h, contra o Cruzeiro, no Mineirão. O Santos joga no mesmo dia, só que às 21h, diante do Grêmio, na Vila Belmiro. As duas partidas são válidas pela 20ª rodada.

(Globo Esporte)