CUIABANO NEWS
Home Política Economia & Agro Cotidiano & Polícia Esportes Variedades Opinião & Artigos Vida & Estilo MT


Seminários reúnem em Mato Grosso comunidades científicas do Centro-Oeste



Inserido em: 10/09/2019 16:56:04

Unemat-Vestibular-2019-FACHADA-em-Cáceres.jpg

A abertura da décima edição do Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (Serex) e do 2º Seminário da Pós-graduação Stricto Sensu (Sepós) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reuniu, em Cáceres-MT, na noite da última segunda-feira (9), professores, alunos, técnicos e gestores de instituições públicas de educação superior da Região Centro-Oeste.

O evento de extensão e pesquisa também contou com o momento ensino, e reforçou a indissociabilidade de saberes vivida nas universidades.  Exposição de pôsteres, apresentações culturais e divulgação literária também deram o tom do evento que segue até quarta-feira (11).

O reitor da Unemat, professor Rodrigo Zanin, frisou a importância das atividades desenvolvidas pelas universidades e pelas fundações de apoio. “Não podemos esquecer que a universidade existe para fazer a diferença e melhorar a região onde está inserida, para fazer a diferença nesse país. Fazer a diferença no interior do país, por meio da pesquisa, do ensino e extensão é nossa razão de existir. E para interagir com a sociedade contamos com o papel fundamental de uma fundação de apoio, interlocutora entre universidade, estado e setor produtivo”, defendeu.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva, lembrou que as fundações passam por grandes dificuldades em razão das agências de fomento no Brasil não possuírem recursos para extensão ou pesquisa. Silva propôs um desafio. “Porque não fazer um edital em conjunto com outros estados do Centro-Oeste? Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília.” Ele adiantou que as quatro fundações já vem dialogando no sentido de criar uma regional para o Centro-Oeste do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, com o intuito de reunir forças.

A vice-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), Olgamir Amancia Ferreira, afirmou que elaboração de um seminário de extensão é um desafio de quem acredita na Educação e na extensão como espaço fundamental para formação dos estudantes. “É a Extensão que faz o papel de compartilhar o saber com a sociedade que promove as mediações necessárias para dar sentido àquilo que produzimos. É a extensão que oportuniza que a gente se interrogue: sobre o que pesquisamos? Para quê? Onde esse conhecimento estará alocado? A serviço e interesse de quem? É preciso lembrar que nós da extensão somos convocados, diariamente, a garantir a integração da universidade com a sociedade”, pontuou.

A pró-reitora Leonarda Grillo Neves, frente à pasta de Extensão e Cultura (Proec), lembrou que a organização de eventos como o Serex pensa na formação dos alunos de graduação e pós-graduação. Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Anderson Miranda, frisou que o Serex e o Sepós são um momento de sinergia, em que a ciência e a sua extensão, se tornam homogêneas.

O Grupo Chalana, que desde sua fundação em 1992 difunde a cultura Mato-grossense, brasileira e latino-americana em prol da valorização das raízes culturais foi muito aplaudido durante sua exibição, assim como, o ato musical dos professores do curso de Direito da Unemat, José Ricardo Menacho e Ivan Del Santo.

O docente Márcio Ronaldo Santos Fernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), doutor e Comunicação e Cultura, encerrou a programação da noite com a palestra Universidade: pós-graduação e a extensão. Entre suas colocações sugeriu a troca da denominação “Extensão” para algo do tipo “Assistência a Comunidade” como forma de se fazer compreender. “O principal desafio e a maior oportunidade da universidade brasileira estão na Extensão acompanhadas de uma comunicação efetiva e eficiente”, declarou.

Além dos citados, o dispositivo de autoridades contou com a presença da vice-reitora da Unemat, Nilce Maria, da coordenadora Regional do Centro Oeste do Forproex, Márcia Regina Martins Alvarenga, e da diretora Político-Pedagógico e Financeiro da Unemat, câmpus Cáceres, Zulema Netto Figueiredo.

Saiba mais 

Durante o Serex serão apresentados 71 trabalhos de Extensão na modalidade pôster e 8 em comunicação oral das instituições: Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Unemat, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade de Rio Verde (UniRV), Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Já no Sepós serão expostos 232 trabalhos na modalidade pôster e 6 na modalidade oral, todos oriundos dos Programas de Pós-Graduação da Unemat.

Publicação de livro- O Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unemat, também se fez presente no evento. Os professores Manoel Andrade Neto, doutor em Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Frank Viana Carvalho, doutor em Filosofia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), divulgaram sua obra “Metodologias Ativas: Aprendizagem cooperativa, PBL, e Pedagogia de Projetos”.

O professor Manoel Andrade implantou o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) da UFC que serviria de inspiração ao Focco, implantado na Unemat em 2012, agora retratado na obra “Focco na Aprendizagem Cooperativa: A Unemat pratica”. O livro organizado, pelo técnico e a professora da Unemat, que atuam no Programa Focco, Franciano Antunes e Renata Cristina de Lacerda Cintra Batista Nascimento, reúne em três eixos, 28 artigos, que contam a história da Aprendizagem Cooperativa e do Programa Focco, a Aprendizagem Cooperativa como metodologia possível na Unemat e o Programa Focco e seus resultados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+A -A
scroll to top