Cuiabá - MT | Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021

Fomentadas cidadania e responsabilidade social com o projeto “Movimenta”

Fomentadas cidadania e responsabilidade social com o projeto “Movimenta”

Com investimento superior a R$ 1 milhão, o Sistema S do Comércio em Mato Grosso, por meio da Fecomércio, do Sesc e do Senac, lança o projeto “Movimenta”, que visa levar todos os serviços possíveis nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência e lazer à população carente em quatro municípios do estado, promovendo assim, um dia de cidadania e mobilização social.

Com o apoio de entidades parceiras, o projeto atenderá a população de maneira geral em bairros de regiões periféricas de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. Para isso, o evento contará ainda com todas as unidades do Sesc, além dos programas desenvolvidos pela entidade, inclusive, do Senac.

O ponto de partida do projeto acontece já no próximo dia 21, em Cuiabá, na Praça Ana Martinha, no bairro Pedra 90. O evento ocorre durante todo o dia, a partir das nove horas, com espaços destinados à saúde, por exemplo, com a carreta do Sesc Odonto. Já o espaço cidadão se destina a prestação de serviços orientativos na área financeira, contábil, jurídica e profissional, além da realização de consultas ao SPC e Serasa.

Projeto para o comércio

Todo o projeto foi pensado e discutido em reuniões com as entidades realizadoras. Pela Fecomércio-MT, o presidente José Wenceslau de Souza Júnior explica a necessidade de o projeto atender em regiões distantes.

“É uma ação realmente importante e necessária, que visa atender a população que vive distante dos centros e que dificilmente tem acesso a serviços essenciais. A Fecomércio, o Sesc e o Senac querem levar, tanto para os trabalhadores do comércio, como para público em geral, um pouco do que o Sistema S do Comércio pode oferecer em lazer, cultura, saúde e educação”, justificou José Wenceslau Júnior.

Para o diretor regional do Sesc, Carlos Alberto Rissato, o projeto nasce de uma necessidade de atendimento às populações mais vulneráveis nesses municípios. “Muitas dessas pessoas são trabalhadoras do comércio e não têm condições de ir até as nossas unidades físicas, então, o projeto nasce com este conceito, de levar todos os serviços oferecidos pela Federação, pelo Sesc e pelo Senac a essas pessoas”, explicou Rissato.

Já a diretora regional do Senac, Eliana Salomão, comentou a participação da entidade de ensino profissionalizante em Mato Grosso.

“O projeto Movimenta vai ser mais uma oportunidade para reposicionarmos a marca do Senac, através dos vários cursos que são oferecidos por meio de gratuidade. Já conseguimos aumentar muito nossa atuação dentro do estado e mostrar a representatividade desta entidade que já tem 70 anos e que tem o propósito de qualificar para o mercado de trabalho e, consequentemente, mudar vidas”, argumentou Eliana Salomão.