Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 16 de Setembro de 2021

Livro Desenvolvimento Sustentável do Brasil será lançado em Simpósio de Geologia do Centro-Oeste

Livro Desenvolvimento Sustentável do Brasil será lançado em Simpósio de Geologia do Centro-Oeste

Presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso, Sheila Klener Jorge com Presidente da Febrageo, geólogo e engenheiro civil, Fabio Reis (Fotos: Cristina Cavaleiro / Crea-MT)

O Livro que destaca a “ Geologia na Construção e Desenvolvimento Sustentável do Brasil” será lançado na próxima segunda-feira (09/09), ás 09h durante o XVI Simpósio de Geologia do Centro-Oeste (SGCO), que será de   09 a 11 de setembro no Instituto de Pesquisas do Pantanal (INPP), localizado na UFMT campus Cuiabá.

Presidente da Associação dos Geólogos de Mato Grosso, Sheila Klener Jorge

“ O lançamento da obra marca as comemorações dos 40 anos da Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo). No livro são apresentadas importantes contribuições da Geologia para o país e o ensino e normatização profissional, trazendo um debate interessante para que a comunidade geológica e a sociedade possam entender um pouco mais sobre o que foi essa contribuição da geologia para o Brasil e como o estado atual de desenvolvimento dela no país. O livro está sendo lançado em diferentes cidades e locais do país, inclusive em Rio Claro em São Paulo, e também  em um evento na Universidade de São Paulo, na Usp”, detalhou o conselheiro do Crea Mato Grosso e vice-presidente do Clube dos Geólogos de Cuiabá (Geoclube), geólogo Caiubi Kuhn.

Conselheiro do Crea Mato Grosso e vice-presidente do Clube dos Geólogos de Cuiabá, geólogo Caiubi Kuhn.
A obra teve o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a participação dos autores do estado de Mato Grosso, os   geólogos conselheiro do Crea Mato Grosso   Caiubi Emanuel Souza Kuhn e a   Sheila Klener Jorge, presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat) e vice-presidente da Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo) Núcleo Centro Oeste.

A presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Sheila Klener Jorge explica que o livro aborda a história e a situação atual e perspectivas futuras de algumas áreas da geologia, além de fazer uma reflexão sobre o papel desta ciência no Brasil. Dividido em seis capítulos abordando áreas como Geologia do Brasil, Petróleo, Desenvolvimento Sustentável, Água Subterrânea, Geologia Ambiental e Legislação e Exercício Profissional. É voltado para estudantes, profissionais das geociências e demais profissionais. Conta com 31 autores entre geólogos, geógrafos, meteorologistas e engenheiros ambientais.

Presidente da Febrageo, geólogo e engenheiro civil Fabio Reis

O presidente da Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), geólogo e engenheiro civil, Fabio Reis, o livro busca integrar uma discussão histórica com a situação atual e perspectivas futuras de diferentes temas da Geologia, demonstrando a importância fundamental dos geólogos na consolidação desses temas no país.

A Febrageo é uma entidade nacional que congrega 28 entidades regionais de Geologia pelo país, que representam mais de 12 mil geólogos espalhados por todos os estados brasileiros. Eventos como o Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências (PROGEO) e o Fórum Geodebates, juntamente como o livro são ações da Febrageo para comemorar suas quatro décadas.

O tema da 16ª edição do SGCO será “Geologia explorando as novas fronteiras”, reunindo às temáticas clássicas do evento os temas em ascensão recente das geociências.