Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

Programa Profuncionário para servidores da educação básica entra na reta final de qualificação

Programa Profuncionário para servidores da educação básica entra na reta final de qualificação

Terminou nesta sexta-feira (6), mais um ciclo do  Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). O programa do Governo Federal é oferecido pelo Instituto Federal de Educação (IFMT), em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Executado  pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (CEFAPRO), o programa objetiva  qualificar e melhorar a formação de técnicos que trabalham em várias frentes da Educação.

Esta edição do programa teve inicio em 2017 com a participação de 690 servidores técnicos da rede publica municipal de Cuiabá, o que representa 95% dos cursistas que participaram da formação. A qualificação envolveu aulas teóricas e práticas nos cursos de Infraestrutura Escolar – com o maior número de inscritos -, Secretariado, Multimeios Didáticos e Alimentação Escolar. “O nosso objetivo é fazer com que o profissional de nível técnico, repense a sua prática cotidiana, e consiga resolver os problemas que a escola vai apresentando,  ao longo dos anos”, disse Gerson Luiz de Souza, coordenador do CEFAPRO, polo de Cuiabá.

Gerson falou também sobre a importância da formação e citou como exemplo, o servidor que atua na alimentação escolar que após a qualificação, está mais bem  preparado para resolver qualquer situação que ocorra no seu setor, incluindo os relacionados a infraestrutura . “A preparação dos funcionários da educação de Cuiabá, contribui decisivamente para melhorar a oferta de ensino na rede municipal”, disse ele.

Após dois anos de intensa preparação os alunos apresentaram esta semana os trabalhos de  Prática Profissional Supervisionada (PPS).

Para a coordenadora do programa na Secretaria de Educação de Cuiabá, Eliene Alves Ferreira, a formação é importante para os técnicos, ainda por que o curso tem o objetivo de quantificar as próprias  carreiras funcionais, e quem sabe levar a aptidão do que aprendeu, para a sua vida e no dia a dia. “Outro objetivo do treinamento é que os servidores adquiram conhecimento e posturas  como educadores, aumentando a qualidade  dos serviços na função de cada um , integrando com a comunidade escolar, com o bairro, e que possam adotar posturas, atitudes e ações com os projetos discutidos aqui”, destacou.

A maior parte dos projetos apresentados como conclusão do curso  pelos cursistas estão relacionados às questões ambientais.  Entre as propostas, o  sabão ecológico que pode levar  economia para as unidades educacionais e ainda minimizar os impactos ambientais e, ser trabalhado com a crianças mostrando a importância de cuidar e preservar o meio ambiente. Também foram apresentados trabalhos ligados à coleta seletiva, revitalização de espaços ociosos e, criação de hortas. Todos envolvendo a participação dos alunos.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que na gestão Emanuel Pinheiro,  o Programa de Formação Continuada visa a valorização dos profissionais. “A formação no Profuncionário possibilita aos servidores a elevação de nível em suas carreiras, com impacto positivo em seus subsídios e, uma motivação a mais. Eles estão saindo desse curso mais autoconfiantes, acreditando em si mesmo, tendo perspectivas de crescimento na sua carreira e isso é a nossa grande satisfação”, destacou Alex Vieira Passos.