Cuiabá - MT | Quarta-Feira, 28 de Julho de 2021

Cuiabá sedia Brasileiro de Karatê Tradicional e MT tenta o título geral

Cuiabá sedia Brasileiro de Karatê Tradicional e MT tenta o título geral

Aberto nesta sexta-feira (06), em Cuiabá, o Campeonato Brasileiro de Karatê-Do Tradicional prossegue até amanhã, sábado (07), no ginásio Aecim Tocantins, onde serão definidos os campeões da temporada pelas categorias adulto, júnior, juvenil e infantil. Karatecas de todo o Brasil estão na capital para disputa do principal evento nacional nesta modalidade.

A expectativa da Federação Mato-grossense de Karatê Tradicional, sob o comando de Vladimir Zanca, é a conquista do título geral. “Mato Grosso tem história no karatê tradicional e detém o domínio por muitos anos. A meta é levantar o troféu em todas as categorias”, afirma o dirigente.

O campeonato que acontece em Cuiabá é classificatório para o Mundial que acontecerá no mês de dezembro no Paraná. A cidade sede do Mundial ainda não foi definida pela Confederação Brasileira de Karatê-Do Tradicional.

A competição colocará os atletas no tatame para disputa nos estilos de kata, kumite, fuku-go e embu.

O karatê tradicional

Originário da ilha de Okinawa, no Japão, o Karate é hoje uma das artes marciais mais praticadas no mundo. O principal responsável por popularizar o Karatê fora de Okinawa foi o mestre Gichin Funakoshi. Em 1916, fez a primeira demonstração pública, na cidade de Kyoto. Cinco anos depois, realizou uma apresentação para Hiroshita, o futuro imperador do Japão. Em 1923, o mestre Funakoshi se mudou para Tóquio com intuito de propagar o Karatê no Japão, sempre buscando formar homens como cidadãos úteis à sociedade.

Mato Grosso é a equipe a ser batida neste evento e as delegações visitantes trazem o melhor na busca de troféus e medalhas. A academia KS Rio, do faixa preta quinto Dan de Karatê-Do Tradicional Eduardo Santos, terá 13 representantes no campeonato: “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Em todas as categorias que vamos disputar temos reais chances de medalha”, afirma o professor Eduardo, que foi por 25 anos Presidente da Federação do Estado do Rio de Karatê-Do Tradicional e tem diversos títulos no currículo. “Para nós, o Karatê é muito mais do que só um esporte, é uma filosofia de vida. Sigo os ensinamentos do Professor Tanaka, meu Mestre e maior ídolo no esporte e na vida”, conclui.

EQUIPE DE MT