Cuiabá - MT | Segunda-Feira, 02 de Agosto de 2021

Setasc doa alimentos, calçados e produtos de higiene a entidades filantrópicas de Cuiabá

Setasc doa alimentos, calçados e produtos de higiene a entidades filantrópicas de Cuiabá

  
As entidades filantrópicas Unidade de Atenção a Portadores de Deficiências Físico-Mentais – Lar Doce Lar e a Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso, localizadas em Cuiabá, receberam doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza e sapatos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT). A ação foi realizada nesta segunda-feira (2).
Os alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza foram recebidos do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), que confere a quantidade, metragem entre outras características importantes. Já os sapatos, foram produtos oriundos de fiscalizações realizadas pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), doados por meio das apreensões que a Receita Federal realiza nos postos de fiscalizações do Estado. Posteriormente, todas as doações são repassadas para a Setasc, por meio de um termo de compromisso.
A secretária adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Rosineide Porcionato, destacou a importância das parcerias, uma vez que a Secretaria conta com diversas entidades cadastradas que serão atendidas com os produtos cedidos.
“As duas entidades estão cadastradas no banco de dados da Setasc. Ficamos felizes em contribuir com as pessoas que vivem por meio de doações. Acreditamos no trabalho voluntário, por isso a primeira-dama, Virginia Mendes, e a secretária, Rosamaria de Carvalho, vem desenvolvendo este trabalho”, frisou.
A unidade Lar Doce Lar é uma unidade da Secretaria Estadual de Saúde que abriga, em regime de moradia, 17 pessoas portadoras de deficiências físico-mental e que foram abandonadas  por suas famílias. Todos os moradores são tutelados pelo Estado. De acordo com a gerente da instituição, Sarah Arnoldi Barboza, a unidade está atuando em sua capacidade máxima. Conforme ela, todos eles necessitam das doações.
“As doações recebidas serão utilizadas na produção dos alimentos ofertados aos moradores, que são realizadas com extremo carinho, e suprirão as demandas da casa por um período de até 20 dias”.
A AEB-MT conta com 80 associados portadores de Espinha Bífida, doença provocada por má formação congênita localizada na coluna. O assistente social da entidade, Ademar Donizete, explicou que além da manutenção da associação, as doações auxiliarão também a comunidade local.
“Muitas famílias são necessitadas, então toda ajuda é bem-vinda. O dinheiro que vamos arrecadar no bazar, será revertido para a compra de lanches que são oferecidos nos cursos que prestamos aos associados e o restante vamos doar para as pessoas carentes da região”, explicou.
Cadastro
A Setasc solicita que as associações, instituições e organizações do terceiro setor (organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público) que, porventura tenham interesse em ser parceiras da pasta, atualizem seus cadastros.
As entidades devem informar como fazem o atendimento ao público-alvo, o número de pessoas atendidas, cidade, endereço e última visita realizada ao público que atende. Em um segundo momento, caso venha a ocorrer a celebração de convênios, a Setasc solicitará também a situação legal da instituição.
Como atualizar os dados
Instituições e/ou associações interessadas em atualizar os dados ou fazerem parte deste banco da Setasc devem mandar um e-mail para o endereço: gabinetesac@setasc.mt.gov.br/ colocar no título “Atualização Cadastral – Nome da entidade”.
Outras duas opções: ligar no telefone (65) 3613-4705 ou ainda procurar a Setasc e atualizar pessoalmente. O endereço da Setasc é Rua Júlio Domingos de Campos, nº 100, Centro Politico Administrativo (CPA), em Cuiabá.