Cuiabá - MT | Quinta-Feira, 16 de Setembro de 2021

O poder da mastigação

O poder da mastigação

Você se preocupa com sua mastigação, com quantas vezes mastiga cada bocado( garfada)??????

Nos preocupamos com a diminuição da gordura corporal , com o aumentos dos músculos ,mas para que isso ocorra é necessário muita mastigação.

Leia também:
-Ciclo circadiano
-É melhor usar suplementos alimentares ou consumir os alimentos?
-O que funciona? Jejum – cortar calorias – Lou Carb – Paleolítica
-Aumentar o consumo de gordura ( higt fat) é uma boa estratégia para emagrecer ???Se você é do tipo de pessoa que sempre é  a última a se servir e a primeira a terminar ,que tal rever isso.
Ao comermos sentimos inúmeras experiências sensoriais ao mesmo tempo como: o sabor por meio das nossas papilas gustativas localizadas na boca , o aroma que entra pelas nossas narinas, o colorido dos alimentos  que nossos olhos enxergam ……
Quando comemos muito rápido, sem percebermos o sabor ,o aroma ,o colorido do nosso prato  ,engolimos alimentos em grandes porções   podendo nos levar a má digestibilidade , sobrecarregando o trabalho do estômago , trazendo-nos desconfortos como azia , aumento de gases, sensação de que comeu muito etc.
Além disso pode dificultar o trabalho de absorção dos nutrientes pelo intestino , pois este processo de identificação das enzimas e compostos necessários para a absorção inicia-se no cérebro que também compromete a eliminação das fezes ( intestino preguiçoso). O processo digestivo começa com os olhos depois pela boca através das enzimas salivares e ai por diante.
Assim como acontece quando você coloca o adoçante na boca e este é doce, o cérebro se prepara para receber um carboidrato e não um produto químico (explicado na edição anterior). No nosso cérebro temos o centro da fome e da saciedade, se você come muito rápido não dá tempo para o cérebro enviar uma mensagem de saciedade para este  respectivo  centro dizendo-lhe  que já tem alimento ( energia) , em consequência você comerá mais do que necessita.
Use estas estratégias para ajudá-lo a melhorar a mastigação:
Comece a contar quantas vezes você mastiga uma garfada ,por exemplo no seu almoço dê  uma garfada e conte ,  deu 7 vezes , no dia seguinte aumente para 8 e assim vá aumentando devagar , o ideal seriam 30 vezes cada garfada.
Descanse os talheres  a cada garfada e use o guardanapo para limpar os lábios como forma de diminuir a ansiedade para próxima garfada.
Não tome líquidos durante o almoço e jantar pois interfere na digestibilidade por alterar o PH do estômago .
Coma devagar , mastigando bem os alimentos, sentindo a explosão de sabores , aromas e texturas na boca, é uma experiência gostosa de satisfação e prazer que a alimentação nos dá. Além disso, vamos comer a quantidade necessária de alimentos e calorias. Absorver o que precisamos e a balança estará assim a nosso favor mais músculos e quantidade de gordura corporal normal.
*WÂNIA MONTEIRO ARRUDA   é doutora e nutricionista em Cuiabá. 
CONTATO: wanianutricionista@gmail.com  —  —  —  www.facebook.com/waniamonteiroa