Cuiabá - MT | Terca-Feira, 15 de Junho de 2021

Enduro a pé no Parque Serra Azul terá desafio de 5 km

Enduro a pé no Parque Serra Azul terá desafio de 5 km

Com largada às 7 horas do dia 22 de setembro, o 2º Enduro a Pé, com trilhas planas, subidas e descidas vai colocar os participantes diante de belas paisagens na Serra Azul em uma prova de cinco quilômetros. Promovida pelo polo socioambiental Sesc Pantanal, o evento vai celebrar o Dia do Cerrado (11 de setembro).

Os interessados já podem se inscrever em Rosário Oeste e Nobres e no Ponto de Encontro do Sesc Pantanal, no Várzea Grande Shopping. Via internet, podem ser feitas até o dia 12 de setembro, pelo site: morro-mt.com.br. As vagas são limitadas a 40 equipes. A inscrição é individual e tem o valor de R$ 100 para comerciários e R$ 130 para o público geral. Cada participante vai receber camiseta, squeeze, almoço no restaurante Buritizal, sachê de protetor solar biodegradável, água de coco, flutuação na cachoeira Serra Azul, descida de tirolesa e uma medalha de participação.

O trekking de regularidade, também conhecido como enduro a pé ou Rally a pé é uma modalidade esportiva de caminhada onde as equipes, com o auxílio de planilhas de navegação, percorrem uma trilha pré-definida, em um tempo predeterminado, com direito a áreas de descanso e paradas para lanche. O enduro não considera a velocidade das equipes, mas sim a realização dos desafios propostos. Por isso, as equipes vão receber equipamento GPS, planilha de regularidade, apostila sobre o Bioma Cerrado e aula de navegação para completar o trajeto. A premiação do 1º lugar inclui troféu, medalha, voucher para uma diária com acompanhante, a cada participante, no Hotel Sesc Porto Cercado, na cidade de Poconé.

Dia do Cerrado

O Cerrado é um dos biomas mais antigos e ricos do planeta em formas de vida. A flora, a fauna e a cultura existentes fazem do bioma uma das mais importantes regiões naturais a serem preservadas para as futuras gerações. Esse bioma único no mundo une-se com a Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal, por isso compartilha animais e plantas com estas regiões. São mais de 330 mil espécies de plantas e animais. Sua flora é caracterizada por vegetação com árvores baixas e medianas, retorcidas e de casca grossa. Muitas delas só existem aqui. Estima-se que o Cerrado possua quase 5% de todas espécies no mundo e 30% da biodiversidade do país.

Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana, por isso, a melhor maneira de conservar é conhecer, diz a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano. “Nossas riquezas ambientais são um patrimônio e quanto mais as pessoas conhecem a sua importância mais chance temos de conservá-las. E é exatamente isso que o Enduro a Pé proporciona aos participantes”, diz.

Parque Sesc Serra Azul – A unidade que integra o Sesc Pantanal está localizada na região oeste do município de Rosário Oeste (com acesso por Bom Jardim/Nobres – MT) entre a Serra Azul e a margem esquerda do rio Cuiabazinho. Atualmente, oferece as atividades de visitação à cachoeira com flutuação, tirolesa, arvorismo e cicloturismo. O restaurante Buritizal está localizado no local.

Serviço
2º Enduro a pé no Parque Sesc Serra Azul
Data: 22/09 (domingo)
Largada: 7h
Local: Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste
Percurso: 5km

Entrega de kits
Os kits da prova (pessoal e coletivo) serão entregues no dia 14 de setembro, das 12h às 20h, no Ponto de Encontro do Sesc Pantanal, no Várzea Grande Shopping, e, no dia da prova, a partir das 6h, no local do evento.