Cuiabá - MT | Terca-Feira, 11 de Maio de 2021

Bovinocultura de corte em Mato Grosso

Bovinocultura de corte em  Mato Grosso

Devemos analisar a pequena e média propriedade  em Mato Grosso, destinada à atividade da bovinocultura de corte, onde cada vez mais existe a exigência de conhecimento científico, tecnológico e boas práticas.
Leia Também:
-Melancias no Alasca?
-Boas perspectivas para o Agro
A pequena e média propriedade na pecuária de corte Mato Grosso é essencial no controle da  quantidade cabeças de bovinos e para o número de propriedades. Para melhor entendimento, vamos elencar passo a passo.
3 – CENÁRIO ATUAL CARACTERÍSTICAS: Pecuária Tradicional, sem uso ou com baixa tecnologia, produzindo de forma extensiva, apenas com suplementação mineral. CONSEQUÊNCIAS: Baixa rentabilidade que na maioria dos casos permite tão somente a sustentação econômica precária do proprietário e sua família.
4 – CAUSAS -Desconhecimento de tecnologias disponíveis tanto Zootécnicas como Agronômicas, especialmente adubação de manutenção de pastagens; –
Tradição: Fator cultural que não permite a tomada de decisão do uso de tecnologias; -Pastagens degradadas ou em avançada fase de degradação; -Descapitalização. DESCONHECEM QUE AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS À MUITOS ANOS SÃO DE FÁCIL APLICAÇÃO E REMUNERAM OS INVESTIMENTOS
5  AÇÕES NECESSÁRIAS DE CURTO E MÉDIO PRAZO -Assistência Técnica para viabilizar a adoção de tecnologias; -Acesso ao Crédito Rural com valores e prazos adequados; -Diversificação do uso do solo das propriedades: – Produção consorciada de Lavoura e Pecuária (ILP), – Produção consorciada de Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF ), – Capacitação continuada dos pequenos e médios pecuaristas; – Profissionalização dos produtores.
6  RESULTADOS ESPERADOS: -Aumento de produção e produtividade com aumento da renda; -Modernização desses produtores; -Ganho de qualidade de vida no meio rural; -Sustentabilidade Social, Econômica e Ambiental; -Liberação de áreas abertas para outras atividades econômicas para a produção de grãos viabilizando o próprio setor com o aumento da oferta de alimentos para os rebanhos.