Cuiabá - MT | Segunda-Feira, 02 de Agosto de 2021

Coreia do Norte estaria construindo submarino de mísseis nucleares

Coreia do Norte estaria construindo submarino de mísseis nucleares

Sob o regime do ditador Kim Jong-un, Coreia do Norte está aparentemente construindo um submarino capaz de portar mísseis balísticos com carga nuclear, de acordo com afirmações de investigadores estadunidenses feitas com base na análise de recentes imagens provenientes de satélites de um estaleiro norte-coreano.

As imagens mostram embarcações de apoio e um guindaste que poderiam ser utilizados como parte de um futuro teste de lançamento de um míssil de submarino, indicam investigadores do projeto Beyond Parallel do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês).

“Pensamos que este é o submarino de mísseis balísticos esperado há muito tempo como substituto do submarino de mísseis balísticos experimentais da classe SINPO da Marinha Popular da Coreia [do Norte]”, afirmam os especialistas.

Fotografias indicam que Coreia do Norte está construindo novo submarino de mísseis balísticos, dizem analistas.

A embarcação corresponderia ao maior submarino militar alguma vez desenvolvido pelo país asiático, cuja conclusão tinha sido divulgada pela agência KCNA. Em julho, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspecionou no local o submarino fotografado por satélite.

“Estas imagens sugerem que a Coreia do Norte está conseguindo um verdadeiro progresso no desenvolvimento de um segundo ramo da tríade nuclear”, afirmou Beyond Parallel, clarificando, contudo, que ainda “não há evidências conclusivas” de que o desenvolvimento do novo submarino se concretize nos próximos tempos.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul divulgou dados de inteligência indicando que o submarino poderia portar até três mísseis balísticos e estaria em breve pronto par ser usado.