CUIABANO NEWS
Home Política Economia & Agro Cotidiano & Polícia Esportes Variedades Opinião & Artigos Vida & Estilo MT

Saúde de Várzea Grande entrega novos kits com fardamentos e equipamentos a agentes de combate a endemias

Saúde-de-Várzea-Grande-entrega-novos-kits-com-fardamentos-e-equipamentos-a-agentes-de-combate-a-endemias-5.jpg

O cuidado com a saúde, conforto e bem-estar dos profissionais que atuam no dia a dia no combate a endemias, e oferecer qualidade de trabalho para os servidores também é uma das metas da gestão Lucimar Sacre de Campos. A secretaria de Saúde entregou, aos agentes de combate a endemias, e agentes comunitários de saúde da cidade, novos kits contendo uniformes e equipamentos individuais de trabalho. A iniciativa integra as ações da gestão de valorização dos profissionais que desenvolvem importante trabalho de controle à doenças e visa promover mais qualidade ao serviço ofertado à população. O ato de entrega dos kits – ocorreu no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e contemplou 111 servidores.

A secretária adjunta de Saúde, Maria das Graças Metelo, destacou a importância dos novos itens entregues, para a efetivação das ações de combate às arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus em Várzea Grande. “Além de garantir uma melhor apresentação e identificação de nossos agentes no trabalho de porta a porta nas ações de combate às endemias, os novos equipamentos promovem também mais segurança no desempenho de suas funções e melhores condições à execução desse trabalho que é fundamental para garantir a saúde da população.

 

Os kits entregues contém camiseta, boné, calça, bota, mochila e protetor solar. Já os coletes foram destinados aos coordenadores de cada equipe”, afirmou Maria das Graças.

Segundo o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, para a aquisição desses uniformes, os agentes foram ouvidos, e procuramos adquirir o que realmente fosse necessário e que melhor se adequasse a segurança destes trabalhadores. “São eles que estão à frente do trabalho diário travando essa guerra contra o mosquito Aedes aegypti, portanto, nada mais importante e democrático que ouvi-los sobre o que melhor convém à categoria na execução de seu trabalho”, frisou o secretário, acrescentando ainda que graças ao bom trabalho desempenhado pelos profissionais a Prefeitura de Várzea Grande conseguiu reduzir significativamente este ano, em relação ao ano passado os índices destas doenças.

Segundo a Agente de Combate à Endemias (ACE), Roseane Figueiredo Félix, os uniformes são bem vindos, porque ajuda na segurança do nosso trabalho e identificação. “Muitas famílias ainda resistem em abrir suas residências para executarmos nossos serviços de combate aos criadouros do Aedes, agora com identificação adequada ajuda mais, na confiança. Em nome de todos os servidores agradeço ao secretário Diógenes Marcondes e a prefeita Lucimar Campos por nos proporcionar melhores condições de trabalho”, disse Roseane, que também atua como supervisora geral do Setor I em Várzea Grande.

A Secretária Adjunta de Saúde, Maria das Graças Metelo, destacou ainda que os agentes fazem um trabalho árduo, de sol a sol, e que eles são o elo entre a comunidade e a secretaria de Saúde. “A prefeita Lucimar preza muito a valorização dos nossos servidores e os funcionários têm a obrigação de atender bem à população. Temos procurado atender os servidores, com pagamento dos salários em dia. Sabemos que a saúde tem as suas particularidades, mas estamos conseguindo honrar com nossos compromissos e investir em melhores condições de trabalho para cada servidor, com reformas de unidades de saúde, abertura de novos serviços, aumentando a cobertura da atenção primária, e com a abertura de duas novas Upas 24 hs, reorganizando a assistência de urgência e emergência, tudo isso no fortalecimento da rede SUS do município”, disse Maria das Graças.

Para o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Isac Abrão Nassarden, a entrega dos uniformes além de valorizar o trabalho dos agentes também garante à população a identificação necessária dos agentes públicos e a total segurança ao abrir as portas de suas casas para vistoria. “A identificação dos trabalhadores é de extrema importância para que a população reconheça o agente de endemias e de saúde que atuam na sua comunidade. Eu me sinto privilegiado de fazer parte desta equipe”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+A -A
scroll to top