Traficantes da região do Tijucal são alvos da Operação Impetus Tijucal, deflagrada na manhã desta sexta-feira (13), pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). Ao todo, são 54 ordens judiciais, sendo 18 de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão.

Essa é a segunda fase da ação. A primeira aconteceu em agosto de 2021 para o cumprimento de 11 ordens judiciais. O objetivo é enfraquecer o crime de tráfico, bem como identificar os vínculos associativos entre os alvos.

A operação tem como base diversas denúncias recebidas pelo número 197. Com o material apreendido em 2021, novas investigações foram abertas que resultaram na identificação de uma facção criminosa.

O grupo conta com estruturas de arrecadação do dinheiro do tráfico e em outras regiões do Tijucal. Durante os trabalhos, foram identificados 36 pontos de difusão da droga.

“Trata-se de ação qualificada da Polícia Civil que identificou lideranças e pontos de tráfico de drogas na região, contando com a participação ativa e efetiva da sociedade”, destacou a delegada titular da DRE, Juliana Chiquito Palhares.

Operação

Planejada com a efetiva integração das Forças de Segurança do Estado, a operação conta com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Canil SOE, Politec e Polícia Militar de Mato Grosso.

Estão envolvidos no cumprimento das ordens judiciais cerca de 160 policiais civis entre delegados, escrivães e investigadores de Polícia ligados à Diretoria de Atividades Especiais e à Diretoria Metropolitana. (Com assessoria)