Tribunal Regional Eleitoral (TRE) explicou que a demora em iniciar a apuração é motivada pelo novo sistema de computar os votos em todo o país, que agora vão diretamente para o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Em outras eleições, todos os estados apuravam seus votos aqui e a partir dos dados totalizados, eram repetidos ao TSE. Mas, agora, todos os dados trafegam pelo mesmo sistema e exclusivamente pelo sistema do TSE”, explicou Mauro Diego, diretor do tribunal.
Ele aponta ainda que a situação não é isolada e que está se repetindo em vários estados brasileiros, mas assegurou que o resultado da eleição para prefeito, vereador e senador será divulgado ainda neste domingo (15).
“Essa mudança visa à segurança e foram testadas várias vezes pelo TSE. Várias janelas deixavam o sistema em vulnerabilidade, por isso, deixou apenas uma porta para coletar os dados do país. Garantimos que essa noite teremos o resultado”.
Os primeiros resultados começaram a aparecer às 19h16, cerca de 2h16 minutos depois do fechamento das urnas em Mato Grosso.
Das 6.663 urnas existentes em Mato Grosso, Mauro afirma que 50 foram substituídas. Segundo ele, isso representa 0,7% das urnas. Mas, que ainda assim, não foi registrado nenhum voto que não tenha sido eletrônico.
Mas, ele ressaltou que há chances de novidades nas eleições de 2022. Acontece que 3 municípios brasileiros fizeram um experimento para aprimorar o sistema de votação e que ‘que tudo ocorreu bem, melhor que esperávamos, afirmou o TSE’.
“O que nós não temos é apego nenhum a urna eletrônica. Desde 1996 ela vem elegendo presidentes de esquerda, direita, centro, então, muito se fala, mas a Justiça trabalha com provas”, afirmou.